Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Rastreio do Cancro do Colo do Útero

Sabia que…?

O cancro do colo do útero é a 2ª causa de morte por cancro nas mulheres jovens entre os 15 e os 44 anos.

A causa deste tipo de cancro é sempre um vírus, Papilomavírus Humano que consegue transformar as células do colo uterino, provocando lesões, que em alguns casos progridem para lesões cancerosas.

Qualquer mulher pode ser afectada

O rastreio e a prevenção são fundamentais para que o despiste da doença seja rápido.

… Prevenção Primária …
Informação
Educação Sexual
Vacinação

… Prevenção Secundária …
Rastreio

… O Rastreio …

É dirigido a mulheres dos 25 aos 65 anos, inscritas nos Centros de Saúde da Região de Saúde do Alentejo.

A Administração Regional de Saúde do Alentejo está a realizar um rastreio, totalmente gratuito, que se aplica a todas as mulheres com idades compreendidas entre os 25 e os 65 anos. Para realizar o rastreio, todas as mulheres serão convocadas, por escrito, pela ARS Alentejo para efectuarem o teste.

148.000 mulheres são abrangidas pelo programa

O Rastreio do Cancro do Colo do Útero, tem como principais objectivos a diminuição da mortalidade e morbilidade, bem como aumentar a sobrevida das mulheres diagnosticadas com este tipo de cancro e ainda, conseguir que o Cancro do Colo do Útero diagnosticado seja assintomático no momento do diagnóstico.

São abrangidas pelo Rastreio cerca de 148 000 mulheres pertencentes aos distritos de Portalegre, Beja e Évora e aos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines. Envolve todos os Centros de Saúde e USF’s (Unidades de Saúde Familiar), o Serviço de Anatomia Patológica do Hospital Espírito Santo de Évora e do Hospital do Litoral Alentejano e as consultas de Patologia Cervical dos Serviços de Ginecologia dos Hospitais de Beja, Évora, Portalegre e Litoral Alentejano.

… o exame é gratuito …

Uma atitude positiva hoje, pode salvar-lhe a vida amanhã.

O telefone verde 800 200 047
Permite esclarecer quaisquer dúvidas
Alterar  marcações

Funciona nos dias úteis entre as 10 e as 15 horas.