Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Mundial da Saúde comemorado no Alentejo

Logotipo ARS do AlentejoDia 7 de abril é o dia em que se assinala o Dia Mundial da Saúde. Para 2013, este dia foi dedicado à Hipertensão Arterial.

Para comemorar este dia, foram programadas atividades que decorreram em diversos concelhos da região Alentejo.

A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Mora comemorou o Dia Mundial da Saúde com um projeto intitulado “ Abril com Saúde”. Este projeto teve como  objetivo principal a realização de atividades, ao longo do mês de abril, com vários grupos etários da população do concelho de  Mora, visando a promoção da saúde e prevenção da doença. Tratou-se essencialmente de sessões de educação para a saúde nos Jardins de Infância, escola EBS de Mora, utentes da UCSP, cuidadores formais e informais de diabéticos e mulheres dos 25 aos 65 anos de idade. Este projeto culminará com uma caminhada já no mês de Maio fazendo assim ligação às comemorações do Mês do Coração e que pretende abranger a população de Mora independentemente do grupo etário.

A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Nisa assinalou a efeméride com a realização de sessões de educação para a saúde nas escolas do 1º ciclo em Nisa e Alpalhão e uma ação de sensibilização de âmbito comunitário na área da HTA na freguesia de Montalvão.

A UCC Almoreg (Reguengos de Monsaraz/Mourão) comemorou o dia em parceria com a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, a Escola Secundária de Reguengos de Monsaraz e o Agrupamento Vertical de Escolas de Reguengos de Monsaraz, tendo como base os seguintes objetivos: contribuir para a prevenção da doença, promover hábitos de vida saudáveis e melhorar o acesso aos cuidados de saúde.
Para dar resposta aos objetivos, a UCC realizou em parceria com a Escola Secundária Conde de Monsaraz e o Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz o dia da Saúde e da Ciência e o CSI (Ciência e Saúde sob Investigação). Realizou na escola secundária o Dia da Saúde e da Ciência com uma sessão/debate sobre o alcoolismo realizada por um sem-abrigo que ficou conhecido pela sua história comovente que se tornou num exemplo. A UCC levou à escola secundária a Escola de Desportos de Combate Oásis Team, com a apresentação de um projeto desportivo para a modalidade de Muay Thai para jovens em situação de risco, para através da modalidade canalizá-los para a prática de um desporto que os ajudará a nível emocional, físico e escolar, uma vez que a equipa dispõe de uma vasta experiência em trabalho comunitário com jovens de risco e sua recuperação.
Ainda no “Dia da Saúde” na Escola Secundária realizaram-se ações de sensibilização com entrega de folhetos informativos e diversas informações sobre a prevenção da doença e ainda a realização de rastreios.
O Agrupamento Vertical de Escolas em parceria com várias entidades da cidade, dinamizou o certame que intitulou de CSI (Ciência e Saúde sob Investigação). A UCC colaborou com esta iniciativa através da realização de ações de sensibilização, com entrega de folhetos informativos e diversas informações sobre a prevenção da doença e foi ainda apresentado o projeto “Alterações posturais”. Realizaram-se rastreios a 56 crianças e 41 adultos, dos quais 8 foram encaminhados para o médico de família. Ainda no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, a UCC Almoreg publicou um artigo no jornal “A Palavra” sobre a prevenção do AVC.

A UCC Estremoz comemorou o Dia Mundial da Saúde com atividades de rastreio de tensão arterial, educação para a saúde sobre alimentação, exercício físico, stress, higiene oral e sua influência nas doenças cardiovasculares. Foram realizadas várias atividades de exercício físico dirigidas à população da Academia Sénior, utentes de Lares de Idosos da cidade e alunos das escolas Preparatória e Secundária, dinamizadas pelo professor de Desporto da Câmara Municipal, da fisioterapeuta da UCC e atividades na torre de escalada do Exército do Regimento de Cavalaria de Estremoz. A UCC contou com a colaboração do LIDL, Continente e Água de Castelo de Vide que forneceram agua e fruta. As padarias "Rainha" e "Aqui há Pão" forneceram pão com baixo teor de sal, o qual foi oferecido à população.

A UCC de Portel procedeu à montagem de uma tenda num parque situado no centro da vila, denominado Parque da Matriz, onde se realizaram rastreios de hipertensão, colesterol e diabetes à população em geral.
A população teve também acesso a exercícios de cardiofitness orientados por técnicos de desporto da Câmara Municipal de Portel.

 A UCC de Évora assinalou o dia com o evento “Desafio pela Saúde- 24h em movimento”, um projeto conjunto e transfronteiriço das Cidades Património da Humanidade Évora e Mérida.
Em Évora, o ”Desafio pela Saúde- 24h em movimento” foi organizado pela Câmara de Évora, Universidade de Évora e pela Administração Regional de Saúde do Alentejo através da Unidade de Cuidados na Comunidade de Évora, pertencente ao Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central, e do Hospital do Espírito Santo de Évora.
Este desafio, que teve início às 12h00 do dia 12 de abril e terminou às 12h00 do dia 13 de abril, incluiu diversas atividades que visaram chamar a atenção de toda a comunidade para a problemática da HTA, realçando os fatores de risco e apelando aos estilos de vida saudáveis.
As atividades decorreram ao longo de 24 horas, simultaneamente em vários cenários de Mérida e Évora, constituindo também um desafio pela saúde para toda a população e instituições envolvidas. Em Évora participaram 7219 pessoas.
Por toda a cidade de Évora, as associações desportivas, as escolas, empresas, serviços, instituições e todos os interessados puderam praticar desporto, fazer rastreios, aprender mais sobre alimentação saudável, e participar em atividades diversas, de sensibilização para as questões da saúde e estilos de vida saudáveis, no geral, e da hipertensão arterial, em particular.  

A UCC de Viana do Alentejo, em parceria com a Junta de Freguesia de Viana do Alentejo, organizou uma caminhada, tendo oferecido aos participantes uma t-shirt com o logotipo do cartaz elaborado pela UCC alusivo ao Dia Mundial da Saúde 2013.
No dia 5 de abril, os alunos do Jardim Infantil de Viana do Alentejo puderam dirigir-se ao Centro de Saúde para entrevista ao Dr. Augusto Santana (Saúde Pública) com o objetivo de esclarecer dúvidas relacionadas com o Dia Mundial da Saúde e com a temática das doenças cardiovasculares.
No dia  8 de abril, a UCC realizou uma sessão de educação para a saúde aos utentes do RSI (cerca de 12) sobre HTA, como prevenção das doenças cardiovasculares.

A UCC de Vila Viçosa desenvolveu atividades com a comunidade idosa, nomeadamente, utentes do concelho em Lar e Centro de Dia da Cáritas e Santa Casa da Misericórdia.
Realizaram-se atividades lúdicas e musicais (com um grupo  de Música Tradicional Portuguesa e um animador social da Santa Casa da Misericórdia), de forma a promover a saúde e bem-estar dos idosos.

A UCC AL-QUATARA, no dia 9 de abril promoveu um encontro entre idosos do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Monforte e as crianças da sala 1 do Jardim de Infância de Monforte, que decorreu na biblioteca municipal de Monforte. Tratou-se de uma conversa informal sobre o que é ser velho, na opinião das crianças e dos idosos, que teve como objetivo sensibilizar as crianças sobre o envelhecimento e partilhar experiências através da promoção do envolvimento de crianças e idosos.