Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Mundial da Luta Contra a SIDA

VIH/SIDANo dia 1 de Dezembro comemora-se o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, uma oportunidade mais para todos reflectirmos sobre uma problemática que tem colocado desafios continuados à articulação conjunta de todos os sectores da sociedade, aspecto fundamental na prevenção e no combate contra a infecção.

A 31 de Dezembro de 2009, encontravam-se notificados em Portugal 37 201 casos de infecção VIH/SIDA nos diferentes estádios de infecção, sendo que 1107 foram diagnosticados só no ano 2009. Em comparação com outras regiões do país, o Alentejo continua a apresentar as mais baixas taxas de incidência, encontrando-se a região, a 31 de Março de 2010, com um total acumulado de 808 notificações (menos de 3% do total a nível nacional).

No sentido de sinalizar o dia, promovendo a reflexão e uma maior consciencialização das populações para esta problemática de saúde, os CAD – Centro de Aconselhamento e Detecção Precoce para a Infecção VIH/Sida – da região Alentejo, em parceria com outros serviços de saúde, dinamizaram um conjunto de actividades no âmbito do debate, informação/sensibilização e promoção da realização do teste rápido de detecção da infecção com aconselhamento individualizado pré e pós-teste.

A ARS Alentejo, em parceria com a CNSIDA, distribuiu ainda pelos vários serviços de saúde um conjunto de materiais informativos e de sensibilização (folhetos, lápis e réguas escolares, porta-chaves), para que estes possam sinalizar o dia junto das populações, informando e alertando para a importância da prevenção da transmissão da infecção.
Foi ainda elaborado um slideshow que irá passar nos quiosques multimédia instalados nos serviços de saúde, juntamente com vídeos alusivos à importância da utilização do preservativo enquanto prática sexual segura e importância de realização do teste.