Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia Mundial da Luta Contra o Tabaco

Dia Mundial Luta Contra o Tabaco 2013O Tabagismo é apontado, pela Organização Mundial de Saúde, como a principal causa de morte evitável. Está associado a mais de 5,2 milhões de mortes/ano no mundo, podendo atingir os 8 milhões dentro das próximas duas décadas. Na União Europeia é responsável por cerca de 700.000 mortes/ano e 7.000-10.000 mortes/ano em Portugal. Uma estratégia global para enfrentar este flagelo inclui tratamento, controlo, prevenção, acompanhada de sensibilização e informação.
No processo de mudança desta realidade o envolvimento da sociedade civil no enfrentamento deste flagelo é  imprescindível.

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Luta Contra o Tabaco que se celebra no próximo dia 31 de maio, irá realizar-se nas instalações do Supermercado  Intermarchê na Quinta da Alcântara em Évora, uma intervenção sobre prevenção tabágica coordenada pelo Professor Dr. Jorge Bonito da Universidade de Évora. Pela importância da ação no quadro da prevenção e sensibilização para a temática do consumo de tabaco,  ARS Alentejo associa-se às comemorações.

A ação insere-se nas unidades curriculares de Educação para a Saúde I e de Educação para a Saúde da Universidade de Évora e constam das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura em Enfermagem e em Ciências da Educação. Terá como protagonistas alunos da Universidade de Évora que irão realizar aconselhamentos breves em prevenção tabágica. Todos os alunos receberam formação para realizar, com sucesso, o aconselhamento breve. Numa linha frontal proativa, serão abordadas todas as pessoas disponíveis. As que revelem apresentar sérias intenções de modificar o seu comportamento tabágico, pelo menos nos próximos seis meses, são convidadas a realizarem, numa linha da retaguarda, a monitorização de carboxiemoglonina, acompanhada da análise do seu particular caso, seguida de orientação para tratamento, além da distribuição de informação complementar. Toda a pessoa que manifestar interesse, será acompanhada, num momento posterior, através de um conjunto de medidas, que incluem a entrevista motivacional.

Com esta intervenção, espera-se reduzir a iniciação ao consumo tabágico e diminuir a prevalência do consumo, contribuindo para a melhoria dos seus níveis de saúde.
 
Ver cartaz Dia Mundial sem Tabaco 2013

Ver cartaz Dia Mundial sem Tabaco em Évora