Dia Mundial de Luta Contra a Sida

Laço Sida

No dia 1 de dezembro comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Sida.

A Sida é um problema de saúde pública prioritário que necessita de uma resposta combativa a nível local, regional e nacional. Para isso o indivíduo e a sociedade devem contar com informação e aconselhamento nesta área.

Não existindo cura para a infeção, o VIH/Sida é hoje uma doença para a qual existem tratamentos eficazes, com menos efeitos secundários dos existentes há anos atrás. No entanto, a não partilha de seringas e/ou outro material cortante que possa conter sangue infetado e a utilização consistente do preservativo são os comportamentos que melhor previnem a transmissão da doença.

No Alentejo, os doentes infetados são seguidos pelos Hospitais de Évora, Beja e Portalegre (este também com consulta descentralizada no Hospital de Elvas). Existem ainda 2 Centros de Aconselhamento e Deteção Precoce (CAD) para a Infeção VIH/Sida na Região Alentejo, em Évora e Beja, que são espaços anónimos, confidenciais e gratuitos onde qualquer pessoa se pode dirigir para fazer o teste rápido e obter aconselhamento na área.

É fundamental continuar-se a apostar na deteção precoce da infeção pelo VIH, pois é através da deteção precoce que também são prevenidos um conjunto de transmissões futuras.

Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce do VIH/Sida de Évora
Local: Hospital do Espírito Santo de Évora