No âmbito das suas atribuições e competências, a ERS tem por incumbência garantir o respeito dos direitos e interesses legítimos dos utentes dos serviços de saúde, prestar informação, orientação e apoio aos utentes, dinamizar ações para reforço da literacia em saúde e cooperar com outras entidades na divulgação dos direitos e interesses dos utentes na área da saúde.O utente dos serviços de saúde assume um papel de especial relevância num setor com especificidades que o tornam diferente de outros mercados de bens e serviços e os seus direitos deverão ser, consequentemente e a todo o momento, garantidos.
Com o objetivo de sensibilizar todos os agentes, com intervenção direta ou indireta no sistema de saúde, para a importância da defesa dos direitos e interesses dos utentes dos serviços de saúde, a ERS assinala o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor com a publicação de um boletim informativo alusivo à data.
O boletim INFO ERS pode ser consultado aqui.
Poderão, ainda, ser consultados os seguintes boletins INFO ERS:
- INFO ERS (Factos & Números) N.º 20, janeiro a dezembro de 2021
- INFO ERS (COVID-19) N.º 19, outubro a dezembro de 2021
- INFO ERS (Factos & Números) N.º 18, janeiro a outubro de 2021
- INFO ERS (COVID-19) N.º 17, julho a setembro de 2021
- INFO ERS (COVID-19) N.º 16, junho de 2021
- INFO ERS (COVID-19) N.º 15, maio de 2021
- INFO ERS (COVID-19) N.º 14, abril de 2021
- INFO ERS (COVID-19) N.º 13, março de 2021
- INFO ERS (COVID-19) N.º 12, fevereiro de 2021
- INFO ERS (COVID-19) N.º 11, janeiro de 2021
- INFO ERS (COVID-19) N.º 10, dezembro de 2020
- INFO ERS (COVID-19) N.º 9, novembro de 2020
- INFO ERS (COVID-19) N.º 8, outubro de 2020
- INFO ERS (COVID-19) N.º 7, setembro de 2020
- INFO ERS (COVID-19) N.º 6, agosto de 2020
- INFO ERS (COVID-19) N.º 5, julho de 2020
- INFO ERS (COVID-19) N.º 4, junho de 2020
- INFO ERS (COVID-19) N.º 3, maio de 2020
- INFO ERS (COVID-19) N.º 2, abril de 2020
- INFO ERS (COVID-19) N.º 1, março de 2020