Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Entrega de prémios - Desafio - Lugares encantados e encantos contados - do Projeto A minha Lancheira

O grupo de trabalho do Programa Regional do Alentejo de Promoção da Alimentação Saudável promoveu no dia 21 de junho um encontro, com o intuito de proceder à entrega dos prémios do desafio "Lugares encantados e encantos contados", lançado no presente ano letivo no âmbito do projeto "A minha lancheira".
O encontro contou com a participação dos alunos e professores das quatro turmas vencedoras, que apresentaram os contos criados neste desafio, para uma assistência constituída por cerca de 100 pessoas, entre as quais representantes da saúde, educação e pais.
A sessão de abertura contou com a participação do Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional da Saúde do Alentejo,  José Robalo, da Vereadora da Câmara Municipal de Évora,  Sara Dimas Fernandes, da Delegada Regional da DGEstE, Maria João Charrua, também em representação do Coordenador Nacional do Ano Europeu do Património Cultural,  Guilherme d'Oliveira Martins, e da Coordenadora do Programa Regional do Alentejo de Promoção da Alimentação Saudável, Maria do Rosário Pires, que vincaram a qualidade dos trabalhos desenvolvidos, reflexo do empenho dos alunos, das várias entidades e dos vários profissionais envolvidos, sem os quais não seria possível desenvolver este projeto com a qualidade que tem vindo a demonstrar.

Estiveram também presentes os elementos do júri do concurso, a escritora Sara Rodi, o Professor Luis Socorro, o Coordenador Nacional do Ano Europeu do Património Cultural, Guilherme d'Oliveira Martins representado pela Maria João Charrua, e os dois elementos do PRAPAS, Ana Ramalho e Ana Trindade.

O encontro contou ainda com a presença de representantes do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, Alexandre Tomás, da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, Raquel Bacharel Bilé e  Jorge Mourato, da Diretora do Departamento de Saúde Pública, Filomena de Oliveira Araújo, alguns interlocutores do PRAPAS e elementos das equipas de saúde escolar.

Durante o decorrer do encontro foi apresentado o projeto “A minha Lancheira” por Rosa Espanca, do PRAPAS, tendo também havido um momento de partilha de experiências realizado pela Professora Maria Antónia Parrulas da EB1 da Glória, Estremoz.
O desafio contou com a participação de 15 turmas de diversas escolas da região do Alentejo. As turmas foram desafiadas a criar uma história em que fosse possível aplicar conhecimentos adquiridos no âmbito do Projeto “A Minha Lancheira", desenvolver a criatividade através da escrita, desenvolver a capacidade de pesquisa e de organização de informação e, também envolver os alunos no património histórico e cultural local.

No final da manhã foi inaugurada a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos, a qual ficará patente ao público até ao final do mês de junho, na Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), em Évora, local onde decorreu o encontro.