A Colaboração Com Outros Profissionais e Cuidadores é o tema escolhido pela European Speech and Language Therapy Association (ESLA), para assinalar o Dia Europeu da Terapia da Fala, que se comemora anualmente no dia 6 de março.
A de atuação do Terapeuta da Fala tem como elemento central o utente, e como intervenientes no processo terapêutico, os familiares/ cuidadores e os vários profissionais de saúde e/ou educação.
A comunicação entre estes permite conhecer o utente como um todo, conjugando as diferentes perspetivas na definição de objetivos comuns, que visam melhorar a qualidade de vida do utente.
A Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC) integra oito Terapeutas da Fala: duas nos Cuidados de Saúde Primários e seis nos Cuidados de Saúde Hospitalares, tendo como . objetivo primordial contribuir com os seus conhecimentos teóricos e práticos, para o atendimento aos utentes de todas as faixas etárias e famílias, promovendo uma melhoria da prestação de cuidados de saúde .
A Terapia da Fala nos últimos anos tem sido uma profissão que se denota pelo crescimento e desenvolvimento, revelando-se em campos de actuação mais alargados, quer ao nível do conhecimento científico, quer das suas competências. A equipa de Terapia da Fala desta Unidade é dinâmica, alinha na constante atualização de conhecimentos e competências relativas à sua actuação e à pratica clínica baseada na evidência, estando recetiva aos desafios que se colocam nesta nova fase.
A Equipa de Terapeutas da Fala
Céu Magalhães
(Coordenadora)
Ana Rita Carola
Ana Zorro
Beatriz Pacheco
Cátia Ambrósio
Cristiane Riço
Joana Santos
Rita Bom