Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Évora e Portel já têm Unidades de Cuidados na Comunidade

UCC Portel

Iniciaram funções no passado dia 18 de Maio as Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) dos Centro de Saúde de Évora e de Portel.

A UCC de Évora é constituída por 4 enfermeiros (previstos 7), 1 médico, 1 psicólogo, 1 técnico de serviço social e 2 assistentes técnicos.

A UCC de Portel é constituída por 4 enfermeiros, 1 médico, 1 fisioterapeuta, 1 psicólogo, 1 técnico de serviço social e 1 assistente técnico.

As UCC são equipas multidisciplinares, voluntariamente criadas no âmbito da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários que se encontra em curso no Alentejo e prestam cuidados de saúde, bem como apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário, nomeadamente aos grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco, dependência física e funcional ou doença que requeira acompanhamento próximo.

As UCC agora criadas apresentam no seu Plano de Acção vários projectos de intervenção na comunidade, nomeadamente nas áreas de Cuidados Continuados Integrados, Saúde Escolar, Intervenção Precoce ou promoção de hábitos de vida saudável, e desenvolve a sua actividade em parceria com várias entidades dos concelhos que servem, de entre as quais de destacam as Câmaras Municipais de Évora e Portel, os Agrupamentos de Escolas, o Centro Distrital de Évora da Segurança Social e várias IPSS locais.