Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Festival Jovem Portel
Integrado no compromisso do G.I.R.A. (Grupo de Intervenção Regional do Álcool), decorreu, nos dias 4 e 5 de julho, no Festival Jovem de Portel, uma intervenção em redução de riscos associados aos consumos e ações de promoção da saúde.
A iniciativa, decorreu de uma parceria entre a Unidade de Cuidados na Comunidade de Portel, Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central, Município de Portel, Centro de Deteção Precoce do VIH e IPDJ. Os objetivos alcançados permitiram proporcionar respostas ao nível da literacia sobre consumo de substâncias psicoativas, monitorização de consumos, leitura de níveis de alcoolémia, disponibilização de preservativos, realização de dinâmicas lúdicas pedagógicas, entre outras.
Destaque para a grande adesão dos jovens e comunidade em geral.
As parcerias comunitárias são um meio de promover respostas estruturadas para problemas socias complexos (Chavis, 1995; Roussos &Fawcett, 2000) bem como um espaço de partilha cívica e um tipo de organização aceite pelos que agem para construir comunidades mais saudáveis (cf.Berkowitz, 2001).