Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
II Jornadas Internas de Prevenção e Promoção da Saúde

Numa organização conjunta entre o Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central da ARS Alentejo e a Autarquia Eborense, decorreu, no passado dia 11 de outubro, no auditório do Évora hotel, as IIª Jornadas Internas de Prevenção e Promoção da Saúde.


Contando com cerca de 100 participantes, 6 preletores e dois dinamizadores de workshops, foi possível discutir a importância do papel do poder local na promoção da saúde, a relevância da prevenção do consumo abusivo do álcool, promoção da saúde mental em contexto laboral e perceber a valorização da saúde ocupacional apresentada pelo sindicato dos trabalhadores do poder local.


Através da dinamização de duas oficinas temáticas, alusivas aos temas, Yoga do Riso e Importância da Linguagem Corporal, foram criadas dinâmicas de envolvimento dos participantes, onde, de uma forma prática e participativa, foi possível explorar o valor comunicação não verbal, assertividade em contexto laboral.
Estiveram presentes dirigentes, coordenadores, encarregados entre outros convidados de entidades parceiras e municípios do Alentejo.


Nas palavras proferidas na mesa de abertura pelo presidente da autarquia, Carlos Pinto de Sá, foi relevada a necessidade de uma visão humanista, global e integrada destas políticas de promoção de saúde em meio laboral.
A necessidade de intervenções centradas na pessoa e a disponibilização um tempo efetivo e amplo para a implementação das mudanças estruturais na cultura organizacional das autarquias, foram lembradas pelo Coordenador do CRI do Alentejo Central.


A cooperação protocolada entre o Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central e a Câmara Municipal de Évora, vai continuar o seu caminho na senda da criação de uma organização mais preparada e alinhada com promoção da saúde, simultaneamente geradora de bem-estar entre os trabalhadores.
A prevenção dos comportamentos aditivos e dependências em meio laboral são, numa lógica de intervenção comunitária, prioridade para o CRI. Neste pressuposto o compromisso e articulação entre os trabalhadores, eleitos, técnicos e estruturas de saúde, são essenciais.


Estas jornadas, são a face mais visível de um conjunto de ações que procuram chegar a todas as dimensões da vida organizacional da autarquia.