Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
INEM - Língua Gestual Portuguesa - Sistema de tradução garante a comunicação com cidadãos surdos

Com o objetivo de facilitar o acesso do cidadão surdo à informação, o Serviço Nacional de Saúde (SNS), em parceria com a Federação Portuguesa das Associações de Surdos, desenvolveu um novo canal de comunicação destinado a esta comunidade.


Através do site do Centro de Contacto SNS24 encontra-se disponível um sistema de videochamada, permitindo à pessoa surda o contacto direto com um intérprete de Língua Gestual Portuguesa. O intérprete assegura, assim, a comunicação entre a pessoa surda e o profissional de saúde.


O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) associou-se a esta iniciativa, disponibilizando esta ferramenta de comunicação através da plataforma ITEAMS. Deste modo, todos os profissionais de saúde do INEM podem, no momento do socorro, aceder ao serviço de tradução, permitindo assim a prestação dos melhores cuidados a todos os cidadãos que deles necessitam.


O INEM lembra que, nesta fase de pandemia, o uso de equipamento de proteção individual tem dificultado a comunicação entre falantes de língua oral e falantes de língua gestual. Concretamente na prestação de cuidados de saúde é fundamental a utilização de ferramentas que permitam comunicar de forma eficaz, evitando falhas que podem ter repercussões graves na saúde da vítima.


A Língua Gestual Portuguesa é a língua utilizada pela comunidade surda, sendo expressa por gestos, movimentos corporais e expressões faciais, podendo estas ser de caráter gramatical.

 

Para saber mais, consulte:
INEM >