Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Intervenção Precoce do Distrito de Évora aposta na literacia em saúde com criação de calendário lúdico

Com o objetivo de chegar a todas as famílias com crianças entre os 0 e os 6 anos, acompanhadas pelas equipas locais de intervenção precoce, pelos cuidados de saúde primários e outros serviços na comunidade, a Intervenção Precoce do Distrito de Évora criou um calendário anual “Crescer todos os dias um bocadinho” em que cada mês incide sobre um tema associado ao desenvolvimento global das crianças.

Este calendário propõe a todas as famílias um conjunto de atividades em família para todos os meses, permitindo-lhes conhecerem melhor o desenvolvimento das suas crianças, de uma forma lúdica e com uma mensagem proativa. Enquanto ferramenta de literacia em saúde pretende também fomentar uma abordagem interativa não só nas famílias, bem como na relação destas com os serviços de saúde que as acompanham.

 

 

A abordagem centrada na família levada a cabo pela Intervenção Precoce na Infância norteia a intervenção das ELI, que no decurso da pandemia de saúde pública em que nos encontramos, tiveram a capacidade de se superar na manutenção da relação com as famílias das crianças acompanhadas, através de abordagens à distância, fosse em sessões com a família e as crianças por videochamada como com recurso a iniciativas de trabalho individualizadas para fazer chegar às famílias a operacionalização dos objetivos do seu plano individual de intervenção (PIIP). Nesse sentido, foram construídos materiais de trabalho que se convertiam à estratégia da capacitação e empoderamento das famílias, na continuidade da intervenção realizada pelas equipas junto das crianças e das suas famílias.

Tudo isto permitiu a criação novas ferramentas de trabalho com as famílias que possam ir não só ao encontro das suas necessidades, preocupações e prioridades relativamente às suas crianças, mas de igual forma, sustentar práticas de literacia em saúde e familiar, como estratégia de educação para a saúde no que respeita o desenvolvimento integral da criança.

A realização de um calendário anual em que cada mês incide sobre um tema associado ao desenvolvimento global das crianças entre os 0-6, facilitará que as famílias possam também ser apoiadas de uma forma lúdica e com uma mensagem proativa, dando destaque à importância da relação entre pais e filhos, netos e avós, sobrinhos, primos, amigos e para as necessidades do desenvolvimento das crianças, independentemente da idade que estes tenham e das suas características pessoais.
Algumas das atividades propostas no calendário serão mais fáceis de desenvolver com bebés, crianças entre 1 e 3 anos e outras entre os 3 e os 6 anos, no entanto, a grande maioria das atividades que se encontram no calendário centram-se na relação diária e quotidiana entre os adultos e as crianças, criando pequenas atividades de fácil concretização que os ajudem a ter maior consciência sobre a importância de cada uma das áreas que os meses do calendário põe em destaque, e no que as consubstancia a todas: a relação.


Desta forma, gostaríamos de ampliar a disseminação do calendário de desenvolvimento com o objetivo de o fazer chegar a todas as famílias com crianças entre os 0 e os 6 anos, acompanhadas pelos cuidados de saúde primários, enquanto ferramenta de literacia em saúde.


 

Janeiro e capa (2).pdfJaneiro | Calendário 2021 - Crescer todos os dias um bocadinho