Litoral Alentejano já tem VMER para socorro pré-hospitalar

O Litoral Alentejo vai contar, a partir de dia 9 de Setembro de 2009, com uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) o que permite reforçar a assistência pré-hospitalar na região e possibilita uma melhoria na cobertura e na resposta da prestação de cuidados de saúde aos doentes em situações de urgência/emergência.

A VMER será entregue ao Hospital do Litoral Alentejano pelo Sr. Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Pizarro, numa cerimónia que terá início às 17h30 do dia 9 de Setembro e que decorrerá nas instalações daquele hospital.

A VMER ficará sedeada no Hospital do Litoral Alentejano, funciona 24h/24h e tem uma equipa constituída por um médico e um enfermeiro que transportam o equipamento similar ao de uma unidade de cuidados intensivos, o que permite prestar um atendimento adequado à situação clínica do doente e o seu transporte já devidamente estabilizado para o hospital.

Os médicos e enfermeiros do Hospital do Litoral Alentejano já receberam formação específica para o funcionamento da VMER e a actividade desta será orientada pelo Instituto Nacional de Emergência Medica (INEM) através do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).

Com o início de funcionamento desta VMER, todo o Alentejo passa a estar coberto com este serviço uma vez que já existe VMER no distrito de Portalegre, de Évora e de Beja.

Recorde-se que o Alentejo é a maior região do País em termos de área ocupada (cerca de 1/3 do território nacional) e que até Setembro de 2006 não possuía nenhuma VMER na região.