Ministra da Saúde participa no lançamento do Relatório da OMS - 2010, e visita Unidades de Saúde no Alto Alentejo

Drª Ana Jorge

A Ministra da Saúde, Ana Jorge, participa segunda-feira, dia 9 de Maio, em Castelo de Vide, na cerimónia de lançamento da versão portuguesa do Relatório da Organização Mundial da Saúde - 2010.

O tema do relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) 2010 é “Financiamento de Sistemas de Saúde: o caminho para a cobertura universal”. Este relatório preconiza a adopção de medidas que têm estado na base das reformas já em curso no Serviço Nacional de Saúde Português (SNS).

O compromisso do SNS com o acesso universal à prestação de cuidados de saúde é um objectivo mundialmente reconhecido, através deste relatório, como comum à promoção da gestão racional e eficiente dos recursos disponíveis, com vista à adopção de políticas de mais e melhor saúde para todos.

Neste dia a Ministra da Saúde visita ainda duas Unidades de Cuidados Continuados Integrados e o Hospital de Dia do Hospital de Santa Luzia de Elvas:

A Unidade de Convalescença e Paliativos do Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre.
Começou a receber doentes a partir de dia 04 de Maio de 2011; tem um total de 22 lugares de convalescença e 5 de Paliativos; o investimento total ascende a 968.035 € totalmente suportado através do Programa de Requalificação do SNS;

A Unidade de Longa Duração e Manutenção de S. Tiago da Urra, em Portalegre.
Iniciou a sua actividade no passado dia 6 Dezembro de 2010;  tem capacidade para 30 lugares e corresponde a um investimento total de  € 1.341.488,50, comparticipado em € 750.000,00 pelo Ministério da Saúde/ ARS Alentejo, através do Programa Modelar.

O Hospital de Dia do Hospital de Santa Luzia, em Elvas.
Iniciou funções nas novas instalações em finais de 2010, tendo havido uma melhoria muito significativa das instalações e equipamentos em resultado de um projecto denominado "construção do Novo Hospital de Dia" correspondendo a 788.542,49€ de despesa pública, com financiamento por FEDER de 479.511.00€.

Em 2010 o número de sessões de hospital de dia realizadas no Hospital de Elvas foi de 3.387 sendo da área oncológica 1.569 e as restantes 1718 distribuídas pelas áreas de Cirurgia (Angiologia) – 672; Imunohemoterapia – 117; Medicina Interna (predomina Reumatologia) – 920; Ortopedia – 27; Cuidados Paliativos – 82.