Manual de Dietas Hospitalares

Encontra em audição pública, até 21 de janeiro de 2019, o Manual de Dietas Hospitalares, elaborado pelo grupo de trabalho nomeado pelo Despacho n.º 5479/2017, que foi criado com o objetivo de garantir o fornecimento de uma alimentação nutricionalmente adequada nas entidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O fornecimento da alimentação em ambiente hospitalar proporciona uma oportunidade para adotar hábitos alimentares saudáveis, particularmente no caso de utentes com doenças crónicas associadas à alimentação.
Apesar de a maioria dos hospitais possuir um Manual de Dietas, estes diferem de hospital para hospital no que respeita à nomenclatura utilizada, tipologia de dietas, composição das refeições e respetivas capitações utilizadas, com implicação nos custos e gestão dos processos, tornando-se estratégica a uniformização e padronização de um Manual de Dietas Hospitalares.
Esta uniformização, de âmbito nacional, permitirá um combate mais efetivo à desnutrição hospitalar, promoverá a recuperação dos doentes e a sua qualidade de vida e, simultaneamente, o trabalho em equipa entre os diferentes profissionais de saúde, traduzindo-se numa maior eficiência e racionalização na gestão, contribuindo, desta forma, para a sustentabilidade do SNS.
Os contributos devem ser remetidos para o email dietashospitalares@dgs.min-saude.pt.
Para saber mais, consulte:
Direção-Geral da Saúde > Manual de Dietas Hospitalares