Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Mês do Coração assinalado no Alentejo

Mês do Coração

Durante o mês de maio, Mês do Coração, irão decorrer no Alentejo diversas atividades, com o objetivo de sensibilizar a população para a promoção da saúde e prevenção das doenças cardiovasculares.

No dia 5 de maio, o Hospital do Espírito Santo de Évora promove uma ação de sensibilização que irá decorrer na Praça do Giraldo, em Évora, entre as 9 e as 13 horas.  Ver Cartaz

Em Odemira, a Unidade de Cuidados na Comunidade em parceria com a Câmara Municipal de Odemira, a Fundação Odemira e a Vitacress, programaram atividades que irão abordar os fatores de risco da doença cardiovascular, o seu controlo e uma alimentação saudável, decorrendo em 3 freguesias do concelho: Odemira, Vila Nova de Milfontes e São Teotónio, nos dias 7, 14 e 21 de maio, respetivamente.

No dia 10 de maio, em Moura, o Centro de Saúde em parceria com os Bombeiros Voluntários e a Câmara Municipal, irá realizar uma caminhada com a população diabética que integra o projeto “Caminhar para o Equilíbrio”, e que será alargada a familiares, amigos e aos funcionários do Centro de Saúde.

Também a Unidade de Cuidados na Comunidade de Évora irá fazer uma caminhada, no dia 18 de maio, com os alunos da Universidade Sénior. Esta caminhada será precedida de um rastreio de saúde. Esta Unidade irá ainda, durante este mês e neste âmbito, realizar sessões para adultos ativos e saudáveis, a decorrer nos seus locais de trabalho. No dia 18, a sessão é dirigida aos motoristas da Câmara Municipal de Évora, no dia 22, aos funcionários da Caritas Diocesana e no dia 25, aos funcionários do Diário do Sul e Rádio Telefonia.

No concelho de Alvito irá decorrer um rastreio do risco cardiovascular, que terá lugar nos dias 21 e 28 de maio no Centro de Saúde de Alvito, nos dias 22 e 24 no Centro Cultural de Alvito, no dia 23 na Extensão de Saúde de Vila Nova de Baronia, e na Biblioteca Municipal nos dias 16 e 30 de maio. Ver cartaz

Em Vila Viçosa, a Unidade de Cuidados na Comunidade em parceria com a Câmara Municipal e o Núcleo Regional do Alentejo da Plataforma Contra a Obesidade, irá realizar no dia 25 de maio, uma caminhada.
No dia 31 de maio, na Praça da Republica, irá decorrer uma atividade aberta à comunidade. Para além da distribuição de material informativo, serão realizados os rastreios do perímetro abdominal e da tensão arterial, e prestados esclarecimentos acerca dos estilos de vida (tabagismo, actividade física e sedentarismo, alimentação) e das suas consequências a curto e médio prazo na saúde.

A Unidade de Cuidados na Comunidade de Borba, em parceria com outras entidades, irá promover diversas atividades durante este mês, das quais se destacam rastreios de saúde, uma caminhada e sessões de aconselhamento sobre alimentação e estilos de vida saudáveis.