Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Ministra da Saúde inaugura nova USF em Portel

Decorreu no passado dia 31 de julho, a inauguração da nova Unidade de Saúde Familiar, em Portel, com a presença da Ministra da Saúde, Marta Temido.

 
Constituída por 4 médicos, 5 enfermeiros e 6 secretários clínicos, esta nova Unidade de Saúde Familiar (USF) tem 5.947 utentes inscritos, distribuídos pelas freguesias de Portel, Alqueva, Amieira, Monte do Trigo, Oriola, Santana, São Bartolomeu do Outeiro e Vera Cruz.
 
A USF de Portel está integrada no ACES Alentejo Central, agrupamento que assegura à população da região uma cobertura de médicos de família na ordem dos 100%.
Com a criação desta Unidade de Saúde Familiar (USF), a Região de Saúde do Alentejo passa a ter 19 USF, 6 das quais Modelo B.
 
Os Cuidados de Saúde Primários (CSP) estabelecem, idealmente, o primeiro ponto de contacto com os serviços que compõem o Serviço Nacional de Saúde, o que tem justificado uma atenção particular e prioritária, concretizada com a reorganização dos CSP. Tornando-se assim importante criar junto da população, serviços de proximidade de qualidade, que respondam às expectativas dos utentes, quanto à prontidão e eficácia de resposta às suas necessidades.
 
No final da inauguração a Ministra da Saúde, Marta Temido reuniu com a Associação de Dadores de Sangue de Portel.

  

USF Portel - Guia de Acolhimento do Utente.pdfUSF Portel - Guia de Acolhimento do Utente.pdf