Ministro da Saúde visita Portalegre

Manuel Pizarro contactou com utentes e profissionais da ULSNA

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, fez na passada terça-feira, 10 de janeiro, uma visita ao distrito de Portalegre para conhecer de perto as novas infraestruturas da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) que entraram em funcionamento durante a pandemia e assinalar o lançamento e concretização de novos investimentos, tanto ao nível dos cuidados primários como no Hospital de Portalegre.

Acompanhado pelo conselho de administração da ULSNA e por autarcas dos concelhos servidos por esta Unidade Local de Saúde, o ministro visitou o novo edifício do centro de saúde de Nisa e também o novo edifício do centro de saúde do Crato, ambos ao serviço da população desde 2021. Já em Alpalhão e em Gáfete foram simbolicamente assinalados os locais onde vão nascer novas extensões de saúde, quer num edifício construído de raiz quer através da adaptação de uma antiga escola primária sem aulas há mais de 20 anos.

No Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, o Ministro da Saúde inaugurou as novas instalações do Serviço de Imunohemoterapia e fez uma visita às obras que vão remodelar, ainda este ano, as zonas de internamento e consulta de diferentes especialidades, nomeadamente toda a ala de pediatria. Trata-se da maior intervenção estrutural no hospital desde a década de 1970, tendo sido também uma ocasião para a tutela conhecer de perto os planos da unidade para o futuro.

Após contactar com profissionais e utentes, o Ministro da Saúde destacou a importância da resposta de proximidade do Serviço Nacional de Saúde, em particular em locais de baixa densidade populacional. Manuel Pizarro reiterou também o compromisso de encontrar soluções, em parceria com as autarquias, que permitam fixar profissionais de saúde nestes territórios. “É bom termos bons edifícios e os equipamentos adequados, mas é sempre preciso termos profissionais de saúde. Em locais mais pequenos, com equipas menores, se por um qualquer motivo sai algum profissional, o desequilíbrio é logo maior”, reconheceu o governante.

“Não há serviço que substitua o Serviço Nacional de Saúde”

Manuel Pizarro aproveitou ainda esta visita para agradecer o “esforço redobrado” das equipas da saúde para dar resposta às necessidades da população, em particular nestes territórios, defendendo que a pandemia tornou mais visível a importância do Serviço Nacional de Saúde e das sinergias entre o setor da saúde e a comunidade.

“Toda a gente percebeu que sem saúde não há mesmo economia, mas toda a gente percebeu também a importância de ligar a saúde às respostas sociais e às autarquias. Precisamos desta combinação harmoniosa para facilitar a vida das pessoas”, sublinhou o Ministro da Saúde, deixando a intenção de regressar a esta zona do país para ver a concretização de futuros investimentos no âmbito do PRR, um novo ciclo de requalificação que tem estado a ser iniciado em todo o país depois do investimento feito já no SNS com verbas do PT2020. “Depois destes investimentos que hoje visitámos, com as verbas do PRR vai ser instalado em Nisa um gabinete de saúde oral. São fundos europeus que são aplicados pelo Governo com um objetivo: prestar melhores serviços às pessoas”, exemplificou. “Há uma coisa de que podem ter a certeza: não há nenhum serviço que substitua o Serviço Nacional de Saúde. Nenhum serviço estaria em Nisa, depois em Alpalhão, depois em Gáfete, depois no Crato. Tenho de aceitar que se façam muitas críticas ao SNS, mas a verdade é que não há nenhum serviço em que eu possa dizer que a esta hora, em que estamos aqui em Nisa, estão 3 mil sítios abertos a atender pessoas no SNS. Temos problemas, temos dificuldades, mas somos uma força a favor da saúde dos portugueses”.

Fonte ULSNA