Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Nova Unidade de Cuidados na Comunidade de Viana do Alentejo inicia funções

Logótipo da UCC de Viana do Alentejo

Entra hoje em funcionamento a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Viana do Alentejo.

A sua área de intervenção corresponde ao concelho de Viana do Alentejo e a população alvo abrangida são as famílias residentes, os grupos vulneráveis e de risco e a comunidade da sua área de influência, que ascende a 6.167 inscritos.

Constituída como Unidade Funcional do Centro de Saúde de Viana do Alentejo, integrante do Agrupamento de Centros de Saúde Alentejo Central II, a UCC tem por missão contribuir para a promoção da saúde, a prevenção da doença, o tratamento e a reabilitação.

Os profissionais – Enfermeiros, Psicólogo, Assistente Social, Médico, Assistente Técnico, Higienista Oral - que integram as equipas de intervenção: Equipa de Cuidados Continuados, Equipa de Saúde Escolar; Equipa de Intervenção Comunitária, comprometem-se a prestar cuidados de saúde aos três níveis de intervenção, de forma personalizada e dirigindo a sua actuação para o individuo, família e comunidades.

A parceria com outros organismos da comunidade, tais como, a Equipa de Intervenção Precoce, Rendimento Social de Inserção, Rede Social é outra vertente de actuação da UCC, na medida em que elementos da Unidade integram de forma activa estas mesmas equipas.

Também a articulação e encaminhamento de situações entre a UCC e outros parceiros como a Segurança Social local, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Viana do Alentejo, as IPSS do Concelho, vão fazer parte da intervenção diária desta Unidade Funcional de Saúde.