Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Ourique vai ter Unidade de Cuidados Continuados

Cuidados Continuados

Encontra-se na fase final de construção a Unidade de Cuidados Continuados de Garvão, concelho de Ourique, propriedade da Instituição Particular de Solidariedade Social denominada “Associação Futuro de Garvão”.

A nova Unidade, destinada ao internamento de Longa Duração e Manutenção, tem capacidade para 30 lugares, integra-se na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, e resultou de uma candidatura efectuada pela “Associação Futuro de Garvão” à 1ª fase do Programa Modelar.

O Programa Modelar é um mecanismo de financiamento público, lançado pelo Ministério da Saúde através das Administrações Regionais de Saúde, para a criação ou requalificação de respostas do sector social nos Cuidados Continuados Integrados.

A criação da Unidade de Longa Duração e Manutenção de Garvão representa um investimento total de cerca de 1,3 milhões de euros, sendo que o apoio do Ministério da Saúde, através do programa Modelar, é de 750 mil euros (o nível máximo de apoio previsto).

Para além da Unidade de Garvão, o programa Modelar permitiu ainda apoiar mais 22 instituições que construíram (ou estão a finalizar a construção) de Unidades da RNCCI no Alentejo, num investimento total de mais de 27 Milhões de Euros, comparticipados pela ARS Alentejo em cerca de 14 Milhões.

Apesar da implementação da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados apenas se ter iniciado em Portugal no ano de 2006, o distrito de Beja já tem disponíveis todas as tipologias da Rede, num total de 132 lugares, uma vez que já possui Unidades de Convalescença e de Paliativos no Hospital de S. Paulo, em Serpa (num total de 24 lugares de internamento), uma Unidade de Média Duração e Reabilitação em Casével, concelho de Castro Verde (21 lugares) e outra em Odemira (20), três Unidades de Longa Duração e Manutenção em Mértola (27), Ferreira do Alentejo (24) e Odemira (16 lugares) e 5 Equipas de Cuidados Continuados Integrados que permitem prestar cuidados a 83 pessoas no seu domicílio.