Primeira USF de Portalegre e Serviço de Urgência Básica de Ponte de Sôr já estão em funcionamento

O Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Pizarro, vai estar no dia 10 de Setembro no distrito de Portalegre para assinalar o início de funcionamento de duas novas respostas de saúde no distrito.

Pelas 10h00m, Manuel Pizarro estará em Portalegre, nas instalações deste Centro de Saúde da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejo que se situa nesta cidade, onde inaugurará a primeira Unidade de Saúde Familiar (USF) do distrito. A USF Portus Alacer é uma equipa multidisciplinar, voluntariamente constituída por 6 médicos, 8 enfermeiros e 7 administrativos, funciona entre 08.00 e as 20.00 horas nos dias úteis e entre as 08.00 e as 14.00 aos fins-de-semana e feriados e serve um total de 10.775 utentes.

A criação desta USF representa uma melhoria da oferta de cuidados de saúde à população de Portalegre uma vez que as USF assentam a sua actividade no trabalho de equipas multiprofissionais motivadas, portadoras de uma cultura de responsabilização partilhada que funcionam de forma integrada, garantindo um sistema de substituições que permite uma resposta permanente aos seus utentes e que se traduz na melhoria do acesso aos cuidados de saúde primários, no menor tempo de espera pela consulta regular e num maior grau de satisfação de utentes e profissionais.

Pelas 12h30m, Manuel Pizarro assinalará o início de funcionamento do Serviço de Urgência Básica do Centro de Saúde de Ponte de Sôr. Criado no âmbito do Processo de Requalificação da Rede de Urgências/ Emergências, o SUB localizado no Centro de Saúde de Ponte de Sôr disponibiliza, em permanência, dois médicos, dois enfermeiros, um técnico de radiologia, um administrativo e um auxiliar e oferece serviços de cariz médico, não cirúrgico, mas com pequena cirurgia.

O grupo de profissionais do SUB de Ponte de Sôr tem ao seu dispor um conjunto de equipamentos tecnologicamente avançados, tais como sejam, os necessários para assegurar a via aérea, oximetria de pulso, monitor com disfibrilhador automático e marca passo externo, equipamento para mobilização e transporte do traumatizado, condições e material de pequena cirurgia, química seca e radiologia simples com possibilidade de digitalização e envio dos relatórios por telemedicina.

Ainda no âmbito das respostas às situações de urgência /emergência, recorde-se que, em Agosto de 2006, o Alentejo passou a estar totalmente coberto pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes. O CODU passou a encaminhar todas as situações de urgência / emergência da região para o local mais apropriado à resposta à vítima, activando os meios mais adequados ao seu socorro atempado.

Para além disso, também em Agosto de 2006, entrou em funcionamento no Alentejo a primeira VMER - Viatura Médica de Emergência e Reanimação -, a qual ficou sedeada no Hospital de Beja. Nos meses seguintes entraram em funcionamento mais 3 VMER - uma no Hospital de Portalegre, outra no Hospital de Évora e outra no Hospital do Litoral Alentejano - , cobrindo assim toda a região com esta resposta e possibilitando uma melhoria na cobertura e na capacidade de resposta aos doentes em situações de urgência/emergência, naquela que é a maior região do País.

O reforço dos meios de resposta às situações de urgência / emergência no Alentejo, tem permitido construir uma nova realidade, mais vantajosa para a população do que aquela que existia, uma vez que contribui para a melhoria da qualidade, da equidade e da segurança na assistência aos doentes urgentes, possibilita o transporte próximo e profissionalizado do doente urgente e emergente e fomenta a articulação entre os vários serviços de prestação de cuidados de saúde.