Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Procriação Medicamente Assistida - Alargado acesso a tratamentos a mulheres com doença grave
Alargado acesso a tratamentos a mulheres com doença grave.

O acesso a tratamentos de procriação medicamente assistida (PMA) a mulheres com doença grave vai ser alargado, de acordo com a circular conjunta da Administração Central do Sistema de Saúde e da Direção-Geral da Saúde, divulgado a 25 de março.

De acordo com a circular, o acesso à admissão para tratamentos de preservação do potencial reprodutivo passa a ser possível a mulheres em situações de doença grave, que não ultrapassem os 40 anos (39 anos e 365 dias ou 366 no caso de ano bissexto).

Nas situações em que exista material crio preservado, no âmbito da preservação do potencial reprodutivo por doença grave, é alargado o acesso a mulheres que não ultrapassem os 50 anos (49 anos e 365 dias ou 366 no caso de ano bissexto), explica o documento.

A circular refere que, até agora, o acesso a estes tratamentos só era possível até aos 42 anos, para técnicas de 1.ª linha (indução da ovulação e inseminação intrauterina), e até aos 40 anos, para técnicas de 2.ª linha (fertilização in vitro e injeção intracitoplasmática de espermatozoide).

A nova norma mantém os critérios de acesso à PMA em função da idade.

As regras de acessibilidade a técnicas de PMA foram fixadas pelo Ministério da Saúde, baseadas em razões de ordem clínica e de custo benefício em saúde materna e infantil.


Para saber mais, consulte:

Administração Central do Sistema de Saúde > Circular Normativa Conjunta nº 4/2022/ACSS/DGS



Fonte SNS ​


 

​​