Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Rastreio do Cancro da Mama - Janeiro a Abril de 2023
No âmbito do Programa de Rastreio do Cancro da Mama da Região Alentejo, irá decorrer um rastreio, de janeiro a Abril, em Évora, para as utentes inscritas em: UCSP Évora, USF Sol, USF Lusitânia, USF Salus, USF Eborae, USF Planície.

O exame é gratuito e é realizado a mulheres inscritas nos centros de saúde da Região Alentejo (Unidades Funcionais), através de uma mamografia de dupla leitura numa unidade móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro que se encontra junto ao Centro de Saúde Portas de Avis.


Considerando relevante os critérios de elegibilidade e de exclusão ao rastreio:

  • População feminina de idade igual ou superior a 50 anos e igual ou inferior a 69 anos;
  • São critérios de exclusão definitiva do programa, a realização prévia de mastectomia e o diagnóstico prévio de cancro da mama;
  • São critérios de exclusão temporária, a realização de mamografia com resultado normal, nos dois anos anteriores, a presença de próteses mamárias, a existência de processos inflamatórios ativos ou a gravidez ou aleitamento;
  • Utentes com idade superior a 69 anos (e inferior ou igual a 74 anos), anteriormente ao despacho, apesar de não serem convidadas a participar no rastreio, quando se apresentavam nas unidades de rastreio, podiam realizar os exames. 
As utentes a rastrear devem ter um intervalo de dois anos entre rastreios, procurando cumprir, tão escrupulosamente quanto possível, esta condição. No passado, esta regra representava alguma flexibilidade, que agora deixou de existir.

O diagnóstico precoce pode salvar vidas, sempre que receber um convite ou telefonema para participar, não falte!