Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Reunião do Conselho Regional de Saúde Mental


O Departamento de Saúde Pública e Planeamento (DSPP) da Administração Regional de Saúde do Alentejo, I.P. (ARSA) promoveu, em parceria com o Coordenador Regional para a Saúde Mental, Érico da Silveira Alves, a primeira reunião do Conselho Regional de Saúde Mental. O evento realizou-se no dia 4 de dezembro de 2018, nas instalações da ARS Alentejo.
Pretendeu-se com esta iniciativa reativar o plano de intervenção regional na área da Saúde Mental, no pressuposto da adoção de um modelo de funcionamento dos serviços face ao doente mental que seja assente numa continuidade de cuidados entre os seus vários níveis, através de uma articulação com os cuidados primários, uma majoração das intervenções na comunidade, a garantia de cuidados de internamento nas situações agudas que dele careçam, preferencialmente em hospitais gerais, e uma monitorização das diferentes unidades de cuidados continuados de saúde mental.
Em sede de reunião, foram ainda dadas a conhecer algumas das boas práticas implementadas localmente, os constrangimentos de recursos financeiros, materiais e humanos com que a região se debate e as linhas de atuação futuras, numa lógica de articulação entre os diversos parceiros.
 
A dinamização da reunião foi assegurada pelo Coordenador Regional do Programa de Saúde Mental, Érico da Silveira Alves.
A ARS Alentejo, esteve representada pelo seu presidente, José Robalo e pelo Departamento de Saúde Pública e Planeamento pela sua Diretora, Filomena Araújo, por Leonor Murjal, Médica de Saúde Pública, e Teresa de Melo, Socióloga, ambas da Área do Planeamento em Saúde.
Esta iniciativa contou ainda com a presença de representantes de diversos organismos, tais como, o Ministério da Saúde, o Ministério da Educação, do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social , da Delegação Regional de Educação do Alentejo, das ULS’s da região, do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central (ACES AC), do DICAD, dos Centros Distritais da Segurança Social (Beja, Évora, Portalegre e Setúbal), da Unidade de Desenvolvimento Social do Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal, do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P., da União das Misericórdias Portuguesas, de Instituições Particulares de Solidariedade Social com intervenção na área da Saúde Mental, do Legado do Caixeiro Alentejano - Associação Mutualista e do Hospital S. João de Deus de Montemor-o-Novo.
A próxima reunião será agendada para o final do primeiro trimestre de 2019, após a reunião do CNSM, prevista para o início do próximo ano.