
O Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Teixeira, esteve hoje no Hospital do Espírito Santo de Évora, onde, pelas 10 horas, assistiu a uma consulta de telemedicina e procedeu ao lançamento oficial do acesso da Plataforma de Dados de Saúde pelas instituições de Saúde do Alentejo.
A Plataforma de Dados de Saúde permite aos profissionais de saúde aceder aos dados do utente, desde que este já tenha estado em algum ponto do país onde haja ligação a esta plataforma.
De seguida, o Secretário de Estado da Saúde deslocou-se ao edifício sede da Administração Regional de Saúde do Alentejo, onde teve oportunidade de se inteirar do Programa de Telemedicina do Alentejo. Recorde-se que o Alentejo tem uma vas
ta experiência em matéria de telemedicina que importa conhecer, aprofundar e difundir. O reforço ao recurso à telemedicina e novas tecnologias como forma de promover acesso e melhorar eficiência está previsto no documento de reflexão sobre a reforma hospitalar, e é neste momento matéria de trabalho pelo Grupo de Trabalho para a Telemedicina criado no âmbito da Comissão para a Informatização Clínica.
Este grupo está a analisar os mecanismos de institucionalização e formalização desta prática no âmbito dos hospitais do SNS de uma forma geral, e regular, bem como a trabalhar na standardização e criação de um primeiro catálogo de parâmetros de saúde, necessário para a promoção de iniciativas de telemonitorização a partir de casa dos utentes por parte de empresas privadas e universidades.