Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Teixeira, esteve em Évora, onde procedeu ao lançamento oficial do acesso da Plataforma de Dados de Saúde do Alentejo.

Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Teixeira, no HESE

O Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Teixeira, esteve hoje no Hospital do Espírito Santo de Évora, onde, pelas 10 horas, assistiu a uma consulta de telemedicina e procedeu ao lançamento oficial do acesso da Plataforma de Dados de Saúde pelas instituições de Saúde do Alentejo.
A Plataforma de Dados de Saúde permite aos profissionais de saúde aceder aos dados do utente, desde que este já tenha estado em algum ponto do país onde haja ligação a esta plataforma.

De seguida, o Secretário de Estado da Saúde deslocou-se ao edifício sede da Administração Regional de Saúde do Alentejo, onde teve oportunidade de se inteirar do Programa de Telemedicina do Alentejo. Recorde-se que o Alentejo tem uma vasSecretário de Estado da Saúde na Apresentação do Programa de Telemedicinata experiência em matéria de telemedicina que importa conhecer, aprofundar e difundir. O reforço ao recurso à telemedicina e novas tecnologias como forma de promover acesso e melhorar eficiência está previsto no documento de reflexão sobre a reforma hospitalar, e é neste momento matéria de trabalho pelo Grupo de Trabalho para a Telemedicina criado no âmbito da Comissão para a Informatização Clínica.

Este grupo está a analisar os mecanismos de institucionalização e formalização desta prática no âmbito dos hospitais do SNS de uma forma geral, e regular, bem como a trabalhar na standardização e criação de um primeiro catálogo de parâmetros de saúde, necessário para a promoção de iniciativas de telemonitorização a partir de casa dos utentes por parte de empresas privadas e universidades.