Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Saúde e atividades diárias - DGS divulga manual com medidas de prevenção em contexto escolar
A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou, no dia 20 de maio, o terceiro volume do manual «Saúde e Atividades Diárias», dedicado às medidas de prevenção e controlo da Covid-19 em estabelecimentos de ensino.

Este manual apresenta as medidas específicas a adotar em estabelecimentos de ensino, divididas em duas categorias: «escolas» e «creches, amas e amas familiares».

Entre as medidas dedicadas às escolas, a DGS lembra que os alunos devem ser organizados em grupos, com horários de aulas, intervalos e refeições organizados de forma a evitar o contacto com os restantes grupos. Devem, ainda, ser definidos circuitos de entrada e saída de aula para cada grupo, de forma a impedir um maior cruzamento de pessoas.

Dentro da sala de aula é importante garantir a maximização do espaçamento entre alunos e alunos/docentes, mantendo a distância mínima de 1,5 a 2 metros, e virar as secretárias todas para o mesmo lado.

Devem também ser cumpridas medidas de distanciamento, higiene pessoal e ambiental, bem como usar máscara durante toda a atividade letiva. É recomendada a higienização das mãos à entrada e saída do recinto e que sejam mantidas abertas as portas de acesso.

Relativamente aos procedimentos a adotar em creches e amas, destacam-se a maximização do espaçamento entre crianças, incluindo no período de refeições, a organização das crianças e educadores em salas fixas e a entrega das crianças à porta da instituição.

Na sala de atividades, cada criança deve usar sempre o mesmo berço ou espreguiçadeira e, quando se sentam ou circulam no chão, devem deixar o calçado à entrada, podendo ser pedido aos encarregados de educação que levem um par de calçado extra.

 
Para saber mais, consulte: