Secretário de Estado Adjunto e da Saúde visita Unidades de Cuidados Continuados de Portalegre

O Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. Francisco Ventura Ramos visitou, no dia 23 de Setembro de 2009, várias Unidades de Cuidados Continuados Integrados no distrito de Portalegre.

Pelas 10h30, o Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Saúde esteve na Santa Casa da Misericórdia de Arronches onde visitou as obras para criação de Unidade de Longa Duração e Manutenção desta entidade, a qual terá uma lotação de 29 lugares e ficará agregada à actual Unidade de Cuidados Continuados de Média Duração e Reabilitação com 23 lugares que a SCM Arronches possui desde 15 de Outubro de 2007, permitindo, assim, dar uma cobertura mais eficaz às necessidades dos utentes da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados no distrito de Portalegre.

No período da tarde, o Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, deslocou-se ao Hospital de Portalegre, onde, pelas 15 horas, visitou as novas instalações de Saúde Mental Crónicos daquele hospital, seguindo depois para a quinta do Bonfim, no mesmo concelho, local destinado à criação de uma Unidade de Cuidados Continuados de Saúde Mental.

Recorde-se que a Rede de Cuidados Continuados é uma oferta de cuidados pioneira que se constitui como um novo nível intermédio de prestação de cuidados de saúde e de apoio social, entre os de base comunitária e os de internamento hospitalar, que procura desenvolver acções mais próximas das pessoas idosas e em situação de dependência ao mesmo tempo que potencia e adapta as respostas das instituições locais às verdadeiras necessidades dos cidadãos.

A Rede começou a ser implementada em 2006 e, no Alentejo, existem já 626 lugares disponíveis, sendo que 353 são lugares para internamento nas varias tipologias de internamento da Rede e os restantes 273 são lugares de apoio domiciliário prestado pelas Equipas de Cuidados Continuados Integrados da Rede.