Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Secretário de Estado Adjunto e da Saúde visita novas Unidades de Cuidados na Comunidade no Norte Alentejano

Logotipo ULSNA

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. Manuel Pizarro, vai estar, no próximo dia 6 de Janeiro, no distrito de Portalegre, para assinalar a entrada em funcionamento de novas Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano e inaugurar a Extensão de Saúde de Tramaga.

A partir das 10:30h, no Centro de Saúde de Elvas, assistir-se-á à cerimónia referente ao início do funcionamento da UCC “Caia” e apresentação das restantes UCC do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Caia.

Às 14:30h, está prevista a chegada do Sr. Secretário de Estado ao Centro de Saúde de Portalegre, onde se dará início ao funcionamento da UCC “Ammaya” e serão apresentadas as restantes UCC do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de S. Mamede.

Já no concelho de Ponte de Sôr, pelas 16:30h, será inaugurada a nova Extensão de Saúde de Tramaga.

No Centro de Saúde de Ponte de Sôr, às 17:30h, assistir-se-á à cerimónia referente ao início do funcionamento da UCC SORGILGAV, de Ponte de Sôr, Montargil e Gavião.

As novas UCC apresentam no seu Plano de Acção vários projectos de intervenção na comunidade, nomeadamente nas áreas de Cuidados Continuados Integrados, Saúde Escolar, Intervenção Precoce ou promoção de hábitos de vida saudável.

Constituídas por equipas multiprofissionais (nomeadamente, enfermeiros, médicos, higienistas orais, psicólogos, técnicos de serviço social, entre outros), as UCC prestam cuidados de saúde, bem como apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário, nomeadamente aos grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco, dependência física e funcional ou doença que requeira acompanhamento próximo.

Ainda no âmbito desta visita do Sr. Secretário de Estado ao Norte Alentejano, irão ser entregues às UCC viaturas para apoio domiciliário da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.