
A Região Europeia da Organização Mundial de Saúde (OMS) organiza, anualmente, a Semana Europeia da Vacinação, à qual a Direção-Geral da Saúde e a ARS Alentejo, I.P. se associam.
A vacinação é considerada, entre todas as medidas de saúde pública, a que melhor relação custo-efetividade tem evidenciado. Em Portugal, a aplicação sistemática de vacinas desde 1965, no âmbito do Programa Nacional de Vacinação (PNV), ao longo de décadas, contribuiu para melhorar o panorama da saúde no âmbito das doenças infecciosas. A sua concretização e sucesso devem-se ao empenhamento dos profissionais de saúde e à adesão de toda a população.
Em 2012, a Semana Europeia da Vacinação decorre de 21 a 27 de Abril, sob o lema “prevenir, proteger, vacinar”, e as mensagens-chave são:
• Os profissionais de saúde que contactam com os utentes são fundamentais para a execução e o sucesso dos Programas Nacionais de Vacinação.
• O controlo dos surtos de sarampo em curso e a prevenção da ocorrência de novos casos deve ser uma prioridade na Região Europeia.
• No ano 2012 comemora-se o 10º aniversário da certificação da eliminação da poliomielite na Região Europeia. É fundamental continuar a desenvolver estratégias para manter a Região “polio-free”.
No âmbito das comemorações da Semana Europeia da Vacinação, a Direção-Geral da Saúde publicou o Boletim de Vacinação nº 2.
As vacinas são eficazes, seguras e de qualidade, portanto, pela sua saúde, vacine-se! As vacinas salvam vidas!
Em Dezembro de 2011 as normas do PNV foram atualizadas de acordo com a evidência científica mais recente:
Programa Nacional de Vacinação
Esquema vacinal recomendado
Para informação adicional consulte a página da Direção-Geral da Saúde em www.dgs.pt e na OMS Semana Europeia da Vacinação.