Suspensão de visitas hospitalares no hospital de Beja

No âmbito da infeção pelo novo Coronavírus – COVID-19, e no sentido de reforçar a prevenção e o controlo de infeção junto de doentes, familiares e profissionais de saúde, o Conselho de Administração suspende as visitas aos doentes internados.

SITUAÇÕES EXCECIONAIS

• Autorizado um acompanhante no Serviço de Internamento de Pediatria.
• Autorizada a presença da mãe na Unidade de Neonatologia.
• No Serviço de Obstetrícia é permitida uma visita diária, do pai, com duração de meia hora (a combinar com a equipa de enfermagem, para garantir que, em cada enfermaria, só permanece uma visita de cada vez).
• No Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica são dadas informações aos familiares de doentes em urgência pelo Enfermeiro do Posto de Admissão e Vigilância. Caso os doentes permaneçam no Serviço de Urgência para observação, as informações serão dadas pelo telefone.

CONTACTO TELEFÓNICO

Aos familiares dos doentes internados, será fornecida informação pelos Enfermeiros, que efetuarão o contacto telefónico com o familiar de referência no período entre as 10h e as 11h e entre as 19h e as 20h.
Para garantir que estas medidas, que visam a segurança de profissionais, de doentes e da comunidade, são, de facto, bem sucedidas, o Conselho de Administração pede a colaboração de TODOS.

NÃO ESQUECER!!!!

Lembramos que no site da Direção-Geral da Saúde devem ser consultadas as novas orientações e a evolução da situação portuguesa e internacional, assim como materiais de divulgação e um conjunto de perguntas frequentes com o objetivo de esclarecer quaisquer dúvidas sobre esta matéria.
A adoção das medidas preventivas, divulgadas pela Organização Mundial da Saúde, é fundamental para reduzir o risco de exposição e transmissão da doença, nomeadamente:

• Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o cotovelo, nunca com as mãos; deitar sempre o lenço de papel no lixo);

• No caso de não se poder usar lenço de papel, tapar a boca com o antebraço ou manga;

• Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes ou após se terem utilizado transportes públicos ou frequentado locais com grande afluência de público;

• Lavar e desinfetar frequentemente objetos e superfícies em casa e no local de trabalho;

• Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória

• Manter distanciamento social.