Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
UCC de Arraiolos promove “Namoro 100 Violência”

Namoro 100 violencia 1

No dia 14 de fevereiro, para comemorar o Dia dos Namorados, o Agrupamento MONTE (Projecto Mirabal - Mulheres 100 Medo), em conjunto com a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Arraiolos, a Associação para o Planeamento da Família (APF) do Alentejo e o Gabinete de Segurança, Saúde e Bem-Estar da  Escola EB2,3/Sec.Cunha Rivara, organizaram um conjunto de actividades, com vista à sensibilização dos jovens para a temática da prevenção da violência no namoro.

No dia em que se falou sobretudo do amor, tornou-se importante recordar na comunidade escolar que existe muitas vezes alguma confusão entre o afecto e os comportamentos de ciúme, posse e controlo, que muitas vezes acabam por desculpabilizar actos de violência no contexto de uma relação amorosa. Neste sentido, durante aquele dia, na Escola EB2,3/Sec. Cunha Rivara, duas turmas organizaram actividades dinamizadas sob a forma de ateliers, e que tiveram como tema: “Namoro 100 Violência”.

Participaram nas actividades aproximadamente 150 jovens, com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos de idade, em que a avaliação foi bastante pNamoro sem violencia 2ositiva dos diferentes ateliers, comentando sobretudo a motivação proporcionada pela dinâmica dos diferentes jogos realizados nos diferentes ateliers, as informações/conhecimentos transmitidos e a oportunidade de aquisição de novas aprendizagens através de uma metodologia lúdico – pedagógica, e de uma linguagem bastante acessível.

Ao longo da dinamização dos diferentes ateliers foram sendo distribuídos flyers e folhetos alusivos às temáticas da igualdade de génNamoro sem violênciaero, da prevenção da violência no namoro, dos recursos existentes na comunidade de Arraiolos de apoio a casos de violência no namoro e/ou violência doméstica e, ainda, algumas brochuras e desdobráveis de sensibilização para a vivência saudável e informada da sexualidade.
Definitivamente, um exemplo de boas práticas e de boas parcerias institucionais relativamente a acções no âmbito da promoção da igualdade de género, da prevenção da violência no namoro e da promoção de comportamentos sexuais responsáveis e seguros.