Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ULSBA e INEM desenvolvem projeto inovador na prestação de cuidados de enfermagem em obstetrícia

A Direção de Enfermagem da ULSBA, em parceria com a Direção de Enfermagem do INEM, desenvolveram um projeto pioneiro, , tutelado pelo Serviço de Obstetrícia da ULSBA, que visa o desenvolvimento de competências para os Enfermeiros do INEM e dos serviços de urgência e emergência extra hospitalar, na área dos cuidados às grávidas e recém-nascidos.


A apresentação deste projeto decorreu nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, e contou com a presença de Enfermeiros do Serviço de Obstetrícia e Enfermeiros da ULSBA, que prestam serviço na Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Beja e nas Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Moura e Castro Verde.
Este projeto formativo, permite a atualização e desenvolvimento de competências dos Enfermeiros da ULSBA e do INEM, na área da saúde materno infantil, garantindo assim a qualidade e segurança dos cuidados de enfermagem prestados em ambiente extra hospitalar.
A área de influência da ULSBA apresenta uma grande dispersão geográfica, o que levanta grandes dificuldades de acesso aos cuidados de saúde, em especial às grávidas, existindo alguma casuística de partos extra hospitalares, que são garantidos pelas equipas de emergência médica do INEM e pelas equipas médicas dos Serviços de Urgência Básica (SUB).
A ULSBA e o INEM, ao abrigo do protocolo de gestão e operação conjunta, garantem o socorro pré-hospitalar na sua aérea de influência com os seguintes meios de emergência médica: VMER de Beja, integrada no Serviço de Urgência Médico Cirúrgica, em Beja; Ambulância SIV de Castro Verde, integrada no SUB Castro Verde e Ambulância SIV de Moura, integrada no SUB de Moura.
Estão a ser desenvolvidas várias ações de formação teórico-prática e os respetivos ensinos clínicos em ambiente intra-hospitalar, nomeadamente em bloco de partos, tutelados pela equipa de enfermagem do Serviço de Obstetrícia da ULSBA.
Foram dados os primeiros passos para a celebração de um protocolo de colaboração entre a ULSBA e o INEM, para a promoção da interação entre os profissionais dos Serviços de Emergência Pré-Hospitalar e de Emergência Hospitalar, que terá reflexos positivos na atividade e desempenho profissionais e melhoria na assistência prestada à população que vier a necessitar.