ULSLA – Inauguração do Novo Serviço de Cuidados Paliativos
No dia 8 de junho de 2017, no Hospital do Litoral Alentejano, sede da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, Sua Excelência o Ministro da Saúde, Professor Doutor Adalberto Campos Fernandes, inaugurou o novo Serviço de internamento de cuidados paliativos. A unidade funcionava já há vários anos em instalações destinadas a outras atividades, ganhando agora espaço próprio e definitivo.

O Serviço é mais do que o internamento ora inaugurado: tem consulta externa; hospital de dia e um serviço comunitário com equipas de proximidade com viatura própria do serviço.

Este importante passo na consolidação desta fundamental e prioritária área de intervenção, só foi possível com o apoio da Fundação EDP que financiou 85% do projeto que rondou os cento e vinte mil euros.

O serviço iniciou em pleno e definitivo a sua ocupação na véspera da inauguração, e toda a equipa foi apresentada no ato do evento, que proporcionou um emotivo momento com evidência da grande dedicação destes profissionais a esta sensível atividade, que o Sr. Ministro da Saúde não pôde deixar de referir e também se sensibilizar. Ao ato seguiu-se uma visita às instalações e, no final, um agradável momento espontâneo de conversa, que constituiu um enorme reforço de motivação e de autoestima dos presentes.