No âmbito da Academia Santa Clara foi promovida uma sessão comunitária de literacia em saúde dirigida à sua população adulta e idosa pelas Estudantes do Ensino Clínico de Enfermagem, do Instituto Politécnico de Portalegre, nomeadamente da Escola Superior de Saúde de Portalegre, e por duas Enfermeiras da UCC AMMAYA.
Numa fase inicial deste projeto com a Academia Santa Clara, foram destacadas as necessidades formativas sentidas pelos formandos para virem a ser abordadas no âmbito da disciplina de educação para a saúde, sendo que uma delas foi a dor e as estratégia que poderiam ser utilizadas para o alívio da mesma.
Segundo a Associação Internacional para o Estudo da Dor [IASP], a dor é uma “experiência sensorial e emocional desagradável associada, ou semelhante àquela associada, a uma lesão tecidual real ou potencial”. É um dos principais motivos que leva a população a recorrer aos serviços de saúde, sendo que a prevalência da dor crónica em Portugal excede os 30%.
O controlo da dor deve ser encarado como uma prioridade no âmbito da prestação de cuidados de saúde de elevada qualidade.
Esta sessão foi realizada no dia 14 de março e contou com a presença de 28 formandos que se mostraram ativos e participativos ao longo de toda a sessão, nos momentos de demonstração de casos hipotéticos e na colocação de questões pertinentes.