Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Unidade de Saúde Pública do ACES Alentejo Central 1 alerta população para os efeitos do frio intenso

Especial Frio

As condições ambientais próprias desta época do ano exercem efeitos adversos sobre a saúde das populações, em particular dos grupos mais vulneráveis como são as crianças, os idosos, os doentes crónicos e os sem abrigo.

Face às condições meteorológicas que o país atravessa, a Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central 1 desenvolveu acções de sensibilização de acordo com as recomendações sobre o Frio e Saúde.

Os técnicos de saúde ambiental realizaram visitas técnicas aos lares de idosos, centros de dia e serviços de apoio ao domicílio, para sensibilização dos utentes e dos colaboradores das instituições em relação aos períodos de frio intenso e dos perigos assoSessão de sensibilização frio intensociados à exposição excessiva ao frio, tais como: prevenção da hipotermia e prevenção do golpe de frio e enregelamento. O frio é também responsável pelo aparecimento de doenças, como as pneumonias, bronquites e gripe. Foram distribuídos panfletos e folhetos de recomendações, principalmente,  para os utentes em serviço de apoio domiciliário, uma vez que os idosos são a faixa etária que apresenta maior taxa de mortalidade resultante de períodos de frio intenso.

A Organização Mundial de Saúde refere que a inexistência de aquecimento nas casas em Portugal é uma das principais causas de morte nos idosos na época de inverno.