Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes da ULSBA presente no 1o Congresso do Pé Diabético

A Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (UCFDBA), participou no 1.º Congresso Nacional do Pé Diabético, que se realizou na Costa da Caparica nos dias 14 e 15 de outubro, através do Simpósio - Organização da Consulta, com as seguintes comunicações:

- Quando referenciar para a consulta de Pé Diabético nível II e nível III? (Critérios de referenciação), apresentada pela Dra.Isabel Ramôa (UCFDBA)

- Educação e rastreio dos fatores de risco para o Pé Diabético, apresentada pelo Enfermeiro José Dores (UCFDBA).

A participação da ULSBA incluiu ainda a apresentação do "Papel do Enfermeiro Elo de Ligação da Diabetes num contexto de Integração de Cuidados ao Pé Diabético. As experiências de Aljustrel e Ourique" através de um poster científico .

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL PARA A DIABETES NA ULSBA

A Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (UCFDBA), para fazer face à grande dispersão geográfica da região, e no sentido de promover uma maior interligação entre cuidados de saúde primários e hospitalares, desenvolveu uma estrutura organizacional em rede, com recurso a Elos de Ligação da Diabetes. Assim, foram nomeados Enfermeiros Elos de Ligação, quer nos Cuidados de Saúde Primários, quer nos Cuidados de Saúde Hospitalares, com o intuito de promover a interligação regular e permanente entre profissionais e serviços envolvidos nos cuidados às pessoas com diabetes.

Esta articulação/integração de cuidados em termos da Diabetes visa a melhoria do acesso, proximidade, equidade e qualidade dos cuidados prestados, sendo particularmente relevante ao nível do Pé Diabético (PD), área de intervenção prioritária, dado o elevado número de amputações major existente na região.

O Papel do Enfermeiro ELO.pdfO Papel do Enfermeiro ELO.pdf