Unidade de Cuidados Continuados inaugurada em Alter do Chão

O Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Dr. Francisco Ventura Ramos inaugura, no dia 11 de Setembro de 2009, pelas 15h00, a Unidade de Cuidado Continuados de Longa Duração e Manutenção da Santa Casa da Misericórdia de Alter do Chão.

Integrada na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, a Unidade de Longa Duração e Manutenção de Alter do Chão tem 21 lugares e é a quarta resposta de internamento da Rede no distrito de Portalegre, juntando-se às Unidades de Média Duração e Reabilitação de Arronches (23 lugares) e de Marvão (19 lugares) e à Unidade de Longa Duração de Ponte de Sor (28 lugares), num total de 91 lugares de internamento que estão já disponíveis no distrito.

A Unidade que agora foi criada resulta da recuperação do emblemático edifício do Antigo Hospital da Misericórdia de Alter do Chão e o investimento efectuado ascende a cerca de 1.500.000 €, sendo que 462.000€ foram financiados pelo Programa SAUDE XXI, 215.000 € resultam de um apoio da Câmara Municipal de Alter do Chão e a restante verba foi garantida pela Santa Casa da Misericórdia.

Recorde-se que Rede de Cuidados Continuados é uma oferta de cuidados pioneira que se constitui como um novo nível intermédio de prestação de cuidados de saúde e de apoio social, entre os de base comunitária e os de internamento hospitalar, que procura desenvolver acções mais próximas das pessoas idosas e em situação de dependência ao mesmo tempo que potencia e adapta as respostas das instituições locais às verdadeiras necessidades dos cidadão.

A Rede começou a ser implementada em 2006 e, no Alentejo, existem já 626 lugares disponíveis, sendo que 353 são lugares para internamento nas varias tipologias de internamento da Rede e os restantes 273 são lugares de apoio domiciliário prestado pelas Equipas de Cuidados Continuados Integrados da Rede.