Unidades de Saúde do Alentejo acolheram novos Médicos Internos

No dia 03 de janeiro, 74 médicos internos iniciaram a formação nas várias Unidades Locais de Saúde do Alentejo, no Hospital de Évora e no ACES do Alentejo Central, 38 dos quais na formação geral e 36 na formação especifica.

Em Évora, o ACES do Alentejo Central recebeu 7 médicos internos para a formação específica, na especialidade de Medicina Geral e Familiar e o Hospital Espírito Santo de Évora, E.P.E. (HESE, E.P.E.) começou o novo ano com 31 novos médicos internos, dos quais, 18 para iniciar a formação geral e 13 para formação especializada. Segundo fonte do Hospital, os novos médicos chegaram a Évora "de todo o país, das regiões autónomas e de Macau”.

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA, E.P.E.), acolheu 19 novos médicos internos, 12 para Formação Geral e 7 para formação especifica nas especialidades de Cirurgia Geral (2), Medicina Geral e Familiar (3), Medicina Interna (1) e Medicina Intensiva (1).

Na Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA, E.P.E.), 7 novos médicos internos integraram os serviços hospitalares da região, 6 são recém licenciados do primeiro ano do internato médico e 1 é médico interno a iniciar a especialidade de cirurgia.

Na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA, E.P.E.), o Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, recebeu 10 médicos internos, 8 para a formação específica, nas

especialidades de Medicina Intensiva (2), cirurgia geral (1), psiquiatra (1), pediatria (1), ortopedia (1) e MGF (2) e (2) para a formação geral.

O Internato Médico realiza-se após a licenciatura ou mestrado integrado de Medicina, sendo os primeiros doze meses de Formação Geral. Após essa formação, os médicos candidatam-se, em concurso nacional, para a escolha de uma especialidade, que corresponde ao período de Formação Especializada.

Os jovens médicos internos são fundamentais para as Instituições de Saúde, merecendo da parte da ARSA, I.P. um especial agradecimento pela sua escolha para concluírem a sua formação médica na região do Alentejo.