Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
VIH em tempos de COVID-19

O COVID-19 é uma doença grave provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta sinais e sintomas que variam em termos de gravidade, desde a ausência de sintomas até febre alta, tosse, dor de garganta, cansaço, dores musculares e nos casos mais graves pneumonia grave, síndrome respiratória aguda grave e eventual morte.


Até ao momento não existem evidências significativas de que as pessoas que vivem com o Vírus de Imunodeficiência Humana (VIH) corram um risco especialmente maior de contrair a COVID-19 ou de que, caso isso aconteça, que possam apresentar maiores complicações no seu organismo. Contudo, dada a existência de uma infeção viral, podem estar em maior risco de infeção pelo vírus e sofrer sintomas mais graves.


As pessoas infetadas com VIH devem, tal como toda a população em geral, tomar todas as medidas preventivas recomendadas para se proteger de uma infeção pela COVID-19.
            

 

 Manter o seu tratamento

 medicamentos.jpg

 
Preservar a sua segurança

medicamentos.jpg 

• Lave as mãos com frequência, com água e sabão (40 a 60 seg.) ou gel em álcool (20 a 30 seg.)
• Se estiver doente, fique em casa, use máscara médica e mantenha-se afastado de outras pessoas.
• Em caso de febre, tosse e/ou dificuldade em respirar ligue 808 24 24 24 (Linha SNS 24)
• Evite contacto próximo com qualquer pessoa que tenha febre ou tosse.
• Mantenha a distância de segurança das outras pessoas, de 1,5 a 2 metros.
• Cubra a boca e o nariz com um cotovelo flexionado ou lenço de papel, ao espirrar ou tossir. Deite o lenço no lixo, após uso.
• Em espaços públicos fechados, utilize sempre a máscara.
• Cuide da sua saúde física e mental: descanse, tenha uma alimentação saudável e equilibrada, exercite o seu corpo e sempre que possível evite o consumo de álcool e outras drogas.
• Garanta que mantém o acesso aos meios de prevenção de infeções sexualmente transmissíveis.
• Mantenha contactos regulares por via telefónica ou digital com familiares, amigos e/ou com a profissional de saúde do CAD de Évora e partilhe as suas ideias e os seus sentimentos, as suas necessidades e preocupações.

Iremos certamente aprender mais sobre como o VIH e a COVID-19 afetam a vida das pessoas que vivem com o VIH num país que enfrenta ambas as epidemias. Até lá, as pessoas que vivem com VIH – sobretudo as que se encontram num estado de doença mais avançado ou com um frágil controlo sobre a infeção – devem seguir todas as recomendações de prevenção da DGS, continuar a fazer o tratamento e a solicitar apoio psicológico, caso considerem necessário.

O CAD de Évora, em tempos de COVID-19, continua a manter os seus serviços, de 2ª a 6ª feira, entre as 09h00 e as 12h30m, no Hospital do Patrocínio – Linha Verde – Gabinete 26, em Évora.
Poderá também contactar através do telemóvel: 926 796 793 ou do email: cad.evora@arsalentejo.min-saude.pt