Todos os anos, a WABA elege um tema, que serve de base às acções desenvolvidas nos diferentes países. O tema de 2023 alinhado, desde 2016, com os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, é “Apoie a amamentação: Faça a diferença para mães e pais que trabalham”, em continuidade com a premissa de que proteger, promover e apoiar o Aleitamento Materno é uma responsabilidade de todos.
Segundo informação da WABA, os desafios no local de trabalho condicionam, muitas vezes, a decisão da mãe amamentar ou não ou motivam o fim precoce da amamentação em relação às recomendações da Organização Mundial de Saúde e/ou do seu projecto de amamentação.

Os benefícios do Leite Materno são indiscutíveis e para toda a vida. O Leite Materno é um alimento vivo e único, que se adapta às necessidades do bebé, consoante a fase da vida em que se encontra, pelo que, privar um bebé de receber o leite da sua mãe é colocar em risco a saúde de ambos. Mães apoiadas amamentam durante mais tempo, mas os pais precisam do apoio de toda a sociedade para concretizar o seu projeto de amamentação.
Uma Atitude positiva e calorosa de apoio à amamentação carece de ser estabelecida, tanto no setor da saúde, no local de trabalho, entidades formadoras e toda a comunidade. Um local de trabalho com apoio inclui prover direitos de maternidade/paternidade aos pais e assertividade na consertação social, que permitirão a continuidade da amamentação melhorando, assim, a saúde da criança. Isso resulta em menos absentismo, maior produtividade no trabalho e mais proatividade perante as entidades empregadoras.