45.º Aniversário do Hospital José Joaquim Fernandes - 25 outubro

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo assinala o 45.º aniversário da inauguração do Hospital José Joaquim Fernandes, no próximo dia 25 de outubro, com uma cerimónia de celebração, a realizar no Auditório do NERBE, em Beja, conforme Programa Comemorativo em anexo.

Nota histórica:

O Hospital de Beja, tal como o conhecemos hoje, foi criado pelo Decreto-Lei n.º 45 226/63 de 4 de Setembro, publicado em Diário do Governo (I série – n.º 208) . Neste documento (acessível para leitura em  https://dre.pt/application/dir/pdfgratis/1963/09/20800.PDF)  pode ler-se:

“Pela benemérita D. Carolina Almodôvar Fernandes foram doados ao Estado, para serem aplicados na construção do hospital regional de Beja, bens avaliados em cerca de 14 000 contos, com a condição de ao referido hospital ficar ligado o nome do seu falecido marido, José Joaquim Fernandes, e de a obra estar concluída no prazo de três anos e meio. Segundo estudos já elaborados pela Comissão de Construções Hospitalares, o custo da construção e do equipamento do novo hospital, com capacidade para 200 camas, susceptível de ulterior ampliação para cerca de 300, pode estimar-se em 16 000 contos, pelo que será diminuto o encargo a suportar pelo Estado.”

O Hospital José Joaquim Fernandes foi inaugurado em 25 de Outubro de 1970, pelo então Presidente da República, Almirante Américo Deus Rodrigues Thomaz.

CONVITE.jpg