Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
I Encontro do Projeto - Lancheira Sorriso em Movimento - 20 fevereiro
​Realiza-se no próximo dia 20 de fevereiro, no Auditório do Instituto Politécnico de Beja, o I Encontro do Projeto "Lancheira Sorriso em Movimento".
O Encontro, destinado a todos os intervenientes do Projeto e à comunidade em geral (profissionais de saúde, profissionais de educação e ensino, alunos, outros) tem como objetivo divulgar as boas práticas implementadas ao longo dos primeiros 2 anos de projeto e para mostrar que vale a pena investir na saúde dos mais novos a pensar numa comunidade mais saudável no futuro.
 
O estilo de vida de cada pessoa está na base do aparecimento de algumas doenças crónicas.
Pela evidência científica conhece-se que o seu aparecimento depende do tipo de alimentação e do nível de atividade física do indivíduo. Sabe-se também, que quanto mais cedo se intervir ao nível da prevenção dessas doenças, mais ganhos em saúde existem no futuro. Por outro lado, o espaço escolar é um meio privilegiado para se intervir ao nível da prevenção.
Neste contexto, integrado no Plano Nacional de Saúde Escolar, surgiu o projeto Lancheira Sorriso em Movimento. Um projeto que visa a promoção da literacia em saúde, através da capacitação de 632 alunos do 1.º ciclo para as escolhas de lanches saudáveis e para o desenvolvimento de brincadeiras de recreio promotoras de habilidades motoras, cognitivas e sociais. O projeto iniciou em 2012 e terá sua finalização em 2016. Estamos no meio do projeto e há que divulgar as boas práticas que têm sido desenvolvidas neste contexto, em 13 concelhos do Baixo Alentejo: Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira. Representantes de diversas entidades locais e nacionais, mostrarão formas de intervenção ao nível da literacia em saúde nesta faixa etária.
 
O projeto iniciou com 30 turmas tendo, neste momento 29, em consequência da reorganização da rede escolar. Durante quatro anos letivos serão acompanhadas 632 crianças. Em cada ano letivo, haverá a realização de duas atividades transversais em todas as turmas, o piquenique sorriso com o objetivo de proporcionar às crianças a descoberta dos sabores da fruta, nos snacks da manhã e da tarde, e a descoberta dos jogos promotores de atividade física com benefício para as habilidades atrás referidas e o almoço sorriso, que se realiza para as crianças participarem na confeção de uma sopa e na preparação de vegetais verdes das saladas, aliando
nesta atividade jogos para a promoção de um estilo de vida saudável.
Para além destas duas atividades o projeto premeia as turmas com melhores resultados no concurso passeio sorriso. Em cada ano letivo, são observados em oito dias diferentes, quatro no 1º período e quatro no segundo, os lanches e as brincadeiras de recreio do período da manhã.
As turmas com melhores resultados em termos de qualidade nutricional dos lanches e de brincadeiras de recreio mais completas, são premiadas com uma viagem de estudo denominada “passeio sorriso”. Os locais escolhidos para visitas já foram por exemplo ao Pavilhão do conhecimento, Oceanário, Kidzânia, ao Zoo de Lagos, ao Zoomarine, a Fluviário de Mora, ao teatro politeama, Mosteiro dos Jerónimos entre outros locais escolhidos pelas crianças.
A família e a escola estão igualmente envolvidas. A família, naturalmente, na preparação dos lanches e como resultado disso, a turma que apresentar melhor qualidade nutricional nos lanches e brincadeiras de recreio mais completas, ao longo dos 4 anos, terá cada encarregado de educação direito a um vale de compras em bens alimentares. A escola que tiver essa turma receberá 1000€ em material de atividade física para utilização nos recreios.
 
 
Beja, 16 de fevereiro de 2015