Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Inauguração do cantinho da amamentação do centro-de-Saúde de Montemor-o-Novo realiza-se dia 4 de junho
Projeto Cantinho da Amamentação
 do
Centro de Saúde de Montemor-o-Novo
 
Inauguração do cantinho da amamentação irá realizar-se no próximo dia 04 de junho, pelas 10h30
 
O projeto Cantinho da Amamentação nasceu da necessidade da criação de um espaço adequado para prestar apoio/aconselhamento às mães e respetivas famílias do concelho de Montemor-o-Novo, durante o período do Aleitamento Materno (A.M).
Os cuidados de Saúde Primários devem garantir um suporte eficaz para o A.M.
A maior parte das dificuldades surgem após a alta das maternidades e hospitais. Com a ajuda de profissionais dedicados, formados nesta temática, num local próprio, esta é certamente uma oportunidade única para o incentivo e o sucesso do início e continuação do A.M.
Possuindo este Centro de Saúde três Conselheiras em Aleitamento Materno, e o projeto “Oficina Mamã e Papá” (preparação para a parentalidade e pós-parto), foi pertinente criar o Cantinho da Amamentação de modo a que as mães ao recorrerem a este serviço possam amamentar os seus filhos num espaço que confira privacidade e simultaneamente lhes permita o esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas.
A promoção e apoio ao aleitamento materno é uma das prioridades na Saúde Pública, devido aos ganhos em saúde para as mães, para os seus filhos e famílias, bem como devido aos seus benefícios para a sociedade e o ambiente. Segundo a OMS e UNICEF todas as mulheres devem ser capazes de praticar o aleitamento materno exclusivo, desde o nascimento até aos 6 meses de vida, e continuar a amamentar até aos 2 anos ou mais.
Evidências mostram que o tempo de duração do A.M e A.M exclusivo melhoram quando a mulher recebe aconselhamento, sendo o grande objetivo do mesmo ajudar a mulher a adquirir conhecimentos e competências, planear e tomar decisões, aumentando a sua auto-estima e autoconfiança.
Embora seja um ato natural, a amamentação é também um comportamento aprendido. Praticamente todas as mães poderiam amamentar desde que tenham informações adequadas e apoio dentro das suas famílias e comunidades, assim como dos serviços de saúde. Devem também ter acesso a uma ajuda prática e qualificada, disponibilizada por profissionais de saúde qualificados, conselheiros leigos ou outras mães e conselheiros em A.M certificados, que possam ajudar a desenvolver a sua confiança, melhorar as técnicas de amamentação e prevenir ou resolver os problemas associados a esta prática.