Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
ULSNA promove Sessões de Informação sobre Antibióticos- 20 a 26 novembro
A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano vai promover, a partir de dia 20 deste mês e até ao próximo dia 26 de Novembro, sessões de sensibilização da população para a utilização inadequada e excessiva de antibióticos.
Como se devem tomar antibióticos e como manter a eficácia destes são os principais objectivos destes encontros com a população, a desenvolver pelo Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infecção e Resistência aos Antimicrobianos desta Unidade de Saúde.
 
As sessões de informação nos diferentes concelhos do nosso distrito são realizadas por profissionais dos respectivos Centros de Saúde, e terão início, no dia 20, em Gavião, seguindo-se depois o Crato e Portalegre, dia 27; Arronches, dia 29; Nisa, dia 30. Em Novembro, o calendário prossegue em Sousel, dia 3; Avis e Monforte, dia 5; Ponte de Sor, dia 12; Fronteira, dia 19; Elvas e Campo Maior, dia 24 e termina dia 26, em Castelo de Vide e Marvão.
 
Dia Europeu do Antibiótico
O Dia Europeu do Antibiótico tem lugar no dia 18 de Novembro.
Neste âmbito, o núcleo executivo do ACES S. Mamede do Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos da ULSNA, EPE (GLC-PPCIRA) tem como objetivo sensibilizar a população em relação para os riscos na saúde pública, decorrentes da utilização inadequada e excessiva de antibióticos e da consequente emergência de resistência microbiana aos antibióticos.
- Os antibióticos apenas são eficazes contra infecções bacterianas – não irão ajudar a recuperar de infecções causadas por vírus como constipações comuns ou gripes.
- Apenas um médico pode realizar o diagnóstico correto e decidir se um antibiótico é ou não necessário.
- Os antibióticos não evitam a propagação de vírus para outras pessoas.
- A utilização inadequada de antibióticos promove o desenvolvimento de resistência bacteriana a estes farmacos.
- Os antibióticos podem ter frequentemente efeitos secundários.
- Respeite sempre os conselhos do médico antes de tomar antibióticos.
 
Como devo tomar antibióticos?
- Tome antibióticos apenas quando prescritos por um médico e respeite as suas indicações sobre como tomá-los nomeadamente a dose, o intervalo de tempo entre as tomas e a duração do tratamento de modo a que possam manter a sua eficácia atual mas também no futuro.
- Não guarde restos de antibióticos não utilizados.
- Caso tenha recebido mais doses que as que lhe foram prescritas, pergunte ao seu farmacêutico como pode eliminar os medicamentos excedentes.
- A utilização errada ou incorrecta de antibióticos pode resultar no desenvolvimento de resistência nas bactérias em tratamentos futuros.
- É um perigo para a saúde não só da pessoa que tomou os antibióticos de forma inadequada, como também para todas as outras pessoas que mais tarde podem contrair a bactéria resistente.
 
Manter a eficácia dos antibióticos é uma responsabilidade de todos!
- Os antibióticos estão a perder eficácia.
- Tal facto resulta do desenvolvimento de resistência aos antibióticos por parte das bactérias.
- Caso continuemos a consumir antibióticos como até agora, a Europa poderá regressar à era pré-antibióticos, em que uma infecção bacteriana comum, como uma pneumonia, podia ser uma sentença de morte.
- Se não houver uma alteração de comportamentos, provavelmente, quando necessitar de antibióticos no futuro, estes poderão já não funcionar.
- Não utilize antibióticos pelas razões erradas nem incorrectamente.
- Respeite sempre os conselhos do seu médico acerca de quando e como utilizar os antibióticos e faça-o de uma forma responsável de modo a que estes possam conservar a sua eficácia no futuro.

Núcleo executivo do Aces de S. Mamede
GCL - PPCIRA