Webinar - Conversas em Rede em tempos de COVID-19 - 17 de julho

66.png

A APDH está a organizar a sessão “Comunicar em Contexto de Mudança: Recuperar a Confiança no SNS”, que se irá realizar no dia 17 julho, às 18.00, com o apoio da Novartis Portugal, no âmbito do ciclo Conversas em Rede em tempos de COVID-19.

Enquadramento
A pandemia COVID-19 veio alterar profundamente o modo de funcionamento da sociedade. A empresas encerraram parcial ou totalmente, os portugueses tiveram que adotar novas normas de etiqueta social e aprender a trabalhar à distância e as instituições de saúde suspenderam parte da sua atividade assistencial e reorganizaram-se para dar resposta às expectativas impostas e à pressão acrescida sobre os serviços.

Perante este cenário, o saber comunicar tem um papel fundamental. Por um lado, a comunicação social tem a responsabilidade de comunicar uma pandemia mortal, sem sensacionalizar e de transmitir o conhecimento científico de forma clara e precisa, contribuindo para a manutenção da serenidade e ordem social. Por outro lado, os governantes e autoridades competentes, devem ser capazes de comunicar a informação de forma atempada e transparente, garantindo ao cidadão confiança na atuação das organizações competentes e para dirimir a transmissão das denominadas "fake news".

Além disso, temos os profissionais - médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, administradores hospitalares, académicos, entre outros - que, não tendo como formação de base a comunicação, se veem obrigados, neste novo contexto, a responder a solicitações externas inesperadas e, por vezes, a reaprender a comunicar dentro das próprias equipas, bem como a adaptar a prática para os utentes (por ex. adaptação dos circuitos, sinaléticas).

Acresce ainda, o facto de a pandemia ter imposto a suspensão de toda a atividade assistencial não urgente ao nível dos cuidados de saúde hospitalares e primários, o que está a implicar um esforço adicional por parte das instituições de saúde, para recuperar a atividade não realizada e restabelecer o acesso com segurança dos seus utentes, em particular os mais vulneráveis e de risco - doentes com problemas crónicos e idosos (frequentemente com morbilidade múltipla crónica e dependências). Esta transformação, não poderá acontecer sem os necessários níveis de confiança, que permitam uma adesão e envolvimento das instituições, dos seus profissionais e do cidadão.

Este evento pretende assim analisar e discutir, no atual contexto pandémico, quais os fatores que poderão gerar insegurança e que estratégias poderão ser adotadas a curto e longo prazo, ao nível do sistema e em cada instituição, para restaurar a confiança dos doentes com problemas crónicos. Por último, debater como a Comunicação e Administrações Hospitalares, quer com os seus serviços e profissionais, poderão atuar e contribuir para promover maiores níveis de confiança.

Destinatários
Profissionais de saúde, administradores hospitalares, docentes e discentes de ciências da saúde e da comunicação, profissionais da indústria farmacêutica, Associações de Doentes, Ligas Contra Doenças e Cidadãos. Sem limite de participantes.

Duração: 1h30

Boas-vindas - APDH
António Santos | Vogal da Direção APDH

Moderação
Diana Mendes | Chefe de Divisão de Comunicação e RP | Direção-Geral da Saúde

A Voz dos Doentes
Paulo Gonçalves | Vice-Presidente da Direção, Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla
Vitor Neves | Presidente da Direção, Europacolon Portugal
Elsa Mateus | Presidente da Direção, Liga Portuguesa contra as Doenças Reumáticas

Oradores
Osvaldo Santos | Faculdade de Medicina de Lisboa
Rita Perez | Presidente do CA do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental
José Ribeiro da Costa Nunes | Enfermeiro-Diretor do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa

Idioma do Webinar: Português

Reserve já o seu lugar! Faça o seu registo!

REGISTO