Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Amamentação - Uma chave para o Desenvolvimento Sustentável

A Semana Mundial do Aleitamento Materno 2016 traz um tema amplo e que vem de encontro com a situação atual do mundo: o desenvolvimento sustentável. O tema exige uma reflexão que ultrapassa os limites da questão ecológica da amamentação.

Amamentar é reduzir morbilidade, mortalidade, desigualdade, violência e danos ambientais. Amamentar é promover a vida e a saúde, é intensificar as relações sociais, é um resgate cultural da condição humana, é segurança alimentar e nutricional, é reduzir impactos ambientais e é sustentável.

 

A Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) é comemorada todos os anos, entre os dias 1 e 7 de agosto, em mais de 170 países, com o objetivo de encorajar esta prática e fomentar a saúde dos recém-nascidos de todo o mundo.
Em Portugal, à semelhança dos países do sul da Europa é comemorada na semana 41 do calendário do ano civil.
A data evoca a Declaração Innocenti, assinada pelos responsáveis da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Unicef, em agosto de 1990, comprometendo-se a proteger, promover e apoiar o aleitamento materno.

 

Em 2016, o tema da comemoração da SMAM é “Amamentação: Uma chave para o Desenvolvimento Sustentável”, que aborda o aleitamento em relação à sustentabilidade e a “sua importante contribuição para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

 

Todo o material da Semana Mundial de Aleitamento Materno abrange as principais áreas de relação entre a amamentação e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com enfoque nos seguintes temas:
• Nutrição / Segurança alimentar;
• Saúde, bem-estar e sobrevivência;
• Meio ambiente e as alterações climáticas;
• Produtividade, capacitação e proteção social;
• Parcerias sustentáveis e Estado de Direito.

 
 
OBJETIVOS DA SMAM 2016

 

 SMA.jpg
 
  • Informar sobre os Objetivos Globais de Desenvolvimento Sustentável e como se relacionam com a amamentação.
  • Entender o aleitamento materno como a chave para a sustentabilidade.
  • Desenvolver ações de promoção do aleitamento materno que colaborem com a sustentabilidade. 
  • Estreitar parcerias para a proteção, promoção e apoio da  amamentação.

 

 A cor dourada representada em laço mostra simbolicamente grupos envolvidos e desafios a ultrapassar referentes ao aleitamento materno. Propomos–nos ao longo do mês de Outubro, semana após semana a desenvolver atividades de acordo com os objetivos definidos e de igual forma a dar visibilidade a todas as atividades desenvolvidas pelos parceiros.