Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Desenvolver os Planos Locais de Saúde – Integrar o Plano Nacional de Saúde

Pretende-se que no final do primeiro semestre deste ano todos aos Agrupamentos dos Centros de Saúde e todas as Unidades de Saúde, articuladas com as suas Administrações Regionais de Saúde, tenham apresentado os respetivos Planos Locais de Saúde (PLS).O PLS é a fonte de orientação para as melhores práticas de implementação de programas de saúde a nível local.

 

O perfil e as necessidades de saúde de cada população têm uma expressão local. Assim, quando se implementam estratégias e prioridades definidas a nível nacional deverá haver um exercício para que o nível local se possa identificar as suas características bem como a  expressão das suas próprias prioridades e estratégias. A formulação de estratégias a nível local conta com os recursos disponíveis não apenas nos serviços de saúde, e em particular os do SNS, como também dos recursos das diferentes instituições e organismos a nível local ou mesmo regional.

 

A reunião conjunta entre o Plano Nacional de saúde da DGS e a ARS é um exercício para apresentação e discussão das estratégias para a implementação dos Planos Locais de Saúde.

​ 

Banner 1 PLS.png

 

Dando resposta a este desidrato, realizou-se, no dia 1 de fevereiro, o II workshop do Plano Nacional de Saúde sobre o tema "Implementação do Plano Nacional de Saúde e Plano Local de Saúde", no auditório da Escola Superior de Enfermagem, em Évora. Uma iniciativa conjunta entre a Direção Geral da Saúde e a Administração Regional de Saúde do Alentejo.
 
Este workshop teve a participação do Diretor-Geral da Saúde, do Presidente do Conselho Diretivo da ARS, bem como do Departamento de Saúde Pública e Planeamento e dos Presidentes dos Conselhos de Administração das Unidades Locais de Saúde da Região– Norte Alentejano, Litoral Alentejano e Baixo Alentejo, do Hospital do Espirito Santo de Évora e da Diretora Executiva do ACES do Alentejo Central, assim como dos Coordenadores e profissionais das Unidades de Saúde Pública , dos Coordenadores Regionais dos Programas de Saúde, do Diretor Executivo do PNS e do Diretor do Departamento de Informação e Análise da Direção-Geral da Saúde.  
 
Neste workshop, que decorreu durante todo o dia, foram apresentados e debatidos as orientações estratégicas nacionais e regionais, bem como o papel da região de saúde na orientação e no apoio à implementação dos Planos Locais.  O modelo de governação dos Planos de Saúde foram discutidos, verificando-se o esforço dos profissionais de saúde, particularmente das Unidades de Saúde Pública, e dos parceiros da comunidade para a implementação dos Planos Locais de Saúde.

Os Programas Nacionais de VIH/SIDA e Tuberculose e das Hepatites foram evidenciados e discutidos com maior pormenor tendo tido a presença de responsáveis pelos Programas por parte da DGS e da ARS. É notória a melhoria de intervenção nestas áreas na região de saúde do Alentejo.
 
Teve também uma particular atenção a avaliação dos indicadores referentes ao Programa Nacional de Saúde 2012-2016, apresentado pelo Departamento de Saúde Pública e Planeamento da região,  verificando-se a concretização das metas em um numero muito significativo dos indicadores previstos para a Região.
 

Foram apresentados os trabalhos de desenvolvimento dos Planos Locais de Saúde para as  três Unidades Locais de Saúde – Norte Alentejano, Litoral Alentejano e Baixo Alentejo e também do ACES do Alentejo Central. Este contou com a participação e compromisso do município de Évora, tendo sido apresentado o site do Plano Local de Saúde de Évora.

> aceda aqui ao Site PLS Évora