Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Dia da Terapia da Fala - 6 de março
No dia 6 de março comemora-se em toda a União Europeia o Dia da Terapia da Fala para destacar o impacto de diferentes tipos de distúrbios da comunicação. O Comité Permanente de Ligação dos Terapeutas da Fala da União Europeia (CPLOL) selecionou como tema para este ano A Dispraxia, tendo como foco a Dispraxia Verbal em crianças.

A Dispraxia é uma perturbação neurológica que afeta a coordenação do movimento. A Dispraxia Verbal afeta a precisão e a automatização da articulação dos sons da fala. Crianças com dispraxia verbal produzem a mesma palavra de forma inconsistente, tendo dificuldade em articular alguns sons de forma precisa e coordenada. O seu discurso caracteriza-se por ser monótono e sem melodia, tornando-se muito difícil de entender, o que pode afetar gravemente a sua comunicação, interação social e a progressão escolar. Esta perturbação pode ocorrer de forma isolada ou associada a outras dificuldades.

Estima-se que 0,2% de todas as crianças podem ter esta perturbação, sendo as crianças do sexo masculino mais afetadas do que as do sexo feminino.

O Terapeuta da Fala é o profissional com competências para avaliar e intervir nesta problemática. No Hospital de Évora estes casos deverão ser encaminhados para o Serviço de Medicina Física e de Reabilitação, ou para o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, caso existam alterações emocionais/comportamentais associadas.